Fazer da sua atividade física o seu “Treinamento Mental”
*Beethoven de Ávila
Sudações leitoras e leitores.
Mais uma semana e o acumulado de assuntos abordados nesta revista nos faz pensar. São tantas práticas e atividades indicadas que precisamos recordar e principalmente coordenar as ações. Necessitamos assumir controles e posturas para implementar mudanças que nos levarão a nossos objetivos ou metas nas nossas atividades físicas. Tudo isso me faz indicar mais uma nova atividade, o treinamento mental.
Leia também:
O pensamento e filosofia para emagrecer – Por Beethoven de Ávila
Composição corporal saudável – Por Beethoven de Ávila
Dicas e filosofia para se fortalecer – Por Beethoven de Ávila
Sim, precisamos usar nossos pensamentos e ideias de forma consciente, proposital para promover o sucesso que pretendemos. Idealizar, pensar, planejar, descrever deve passar a ser atitudes inseridas como parte dos nossos treinos. Façamos como a seguir:
- Adquirir e colecionar leituras, conversas, discussões sobre as atividades e como as fazer;
- Controlar horários e intervalos das refeições (Leia aqui: Alimentação é essencial para sua atividade física – Beethoven de Ávila), lanches, atividades, pausas e descansos;
- Acomodar rotina, processos e ordem para execução e bom controle das atividades;
- Elaborar uma forma de escrever e descrever para documentar o que vai realizar e o realizado. Pode ser na sua agenda, mas crie um documento do que vai fazer e do que realizou, inclusive a ficha da academia pode e deve ser usada para este fim. Crie sua “planilha de treino”.
Além e mais importante que tudo isso acima, o mais determinante e relevante será pensar e se conscientizar dos controles (Leia aqui: O que monitorar nas nossas atividades físicas – Beethoven de Ávila), das intensidades, das amplitudes, dos esforços, das orientações relativas ao espaço e deslocamentos, das percepções de prazer ou “desprazer” (dores), durante as atividades. Se conscientizar e perceber todo ambiente que o seu corpo vive durante as atividades, em suma: “mentalizar as suas atividades físicas”. Seu professor da academia ou orientador da sua atividade, sempre vai propor alterações nas suas atividades de forma a você assumir novos controles e sentidos de exercícios diversos, assim, somente com essa postura observadora e crítica, você conseguirá encontrar as formas de executar melhor para seu objetivo.
É evidente que existem muitos treinamentos mentais realmente focados no exercício do cérebro. A própria escola formal (educação), alguns métodos de mentalização, concentração e meditação, inferem mudanças nos controles e percepções do corpo que acabam por transformar as atitudes. A Educação Física escolar também tem algum propósito assim, além do lazer e da socialização. Proponho que nós mesmos façamos das nossas atividades cotidianas esse treinamento mental e que o façamos principalmente durante as nossas atividades físicas.
Compor o treinamento mental deve ser se conscientizar, executar as preparações necessárias, coordenar todo tempo da atividade e organizar a recuperação. Sua atitude para com o exercício é que fará que você obtenha o resultado desejado e necessário.
*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.
Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas