Portal BH Mulher
Image default
CASA E CIA

Dúvidas sobre vidros? Vamos esclarecer! – Delfim & Gontijo Arquitetura

Imagem: Foto: Delfim & Gontijo Arquitetura

O uso do vidro na arquitetura e interiores

*Wallace Gontijo e Ronaldo Delfim – Delfim & Gontijo Arquitetura

Hoje encontramos no mercado vários tipos de vidros para uso residencial ou comercial.

Antes de apresentá-los veja um exemplo do uso do vidro em uma reforma:

Leia também:
Biofilia conectando a Natureza e a Arquitetura – Delfim & Gontijo Arquitetura
O Gesso e a Arquitetura – Delfim & Gontijo Arquitetura
Ambientes integrados na sua casa – Delfim & Gontijo Arquitetura

detalhamento em vidro temperado Delfim & Gontijo Arquitetura BH Mulher
Detalhamento em vidro temperado – Delfim & Gontijo Arquitetura | BH Mulher

 

Portaria com vidro verde Projeto Delfim & Gontijo Arquitetura BH Mulher
Portaria com vidro verde – Projeto Delfim & Gontijo Arquitetura | BH Mulher

Um simples detalhamento em vidro temperado pode ganhar um up se você usar vidros estreitos e entre eles um perfil reto de alumínio como se fossem pequenos brises. Fica bonito e moderno sem perder a segurança. Veja nesta foto o Hall Social de um edifício residencial usando este tido de acabamento. Vidro 8mm na cor verde refletivo com os perfis a cada 35 cm fixados com silicone. Simples para executar e com um baixo investimento.

Projeto Delfim & Gontijo Arquitetura BH Mulher
Reforma com vidros – Projeto Delfim & Gontijo Arquitetura | BH Mulher

 

Agora vamos às definições de alguns dos diversos tipos de vidros:

Laminado: este é um vidro de segurança. É composto de duas ou mais lâminas de vidro interligadas sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB). Este vidro retém os fragmentos em caso de quebra.

Temperado: este é mais resistente à impactos, comparado ao Float comum, devido as elevadas tensões de compressão e tratamento térmico: a têmpera.

Float: é um vidro plano transparente com espessura uniforme, podendo ser laminado, temperado, duplo, entre outros. Possui alta transmissão de luz e é utilizado em diversas aplicações.

Vidro Duplo: conhecido também como Insulado, alia vantagens técnicas e estéticas de, ao menos, dois tipos de vidros. Entre os dois vidros há uma camada interna de ar que evita a troca gasosa e uma camada de dupla selagem, que garante a estabilidade do conjunto. Ele proporciona isolamento térmico e acústico, e também privacidade, uma vez que possibilita a combinação de vidros de diferentes propriedades.

Refletivo: é um vidro com proteção solar, possui grande durabilidade e resistência da camada metalizada. É comum ser chamado de Espelhado, e é um grande aliado da eficiência energética nas edificações, pois reduz em até 80% da passagem de calor e possui baixo coeficiente de sombreamento.

Procure sempre um profissional para te ajudar na escolha mais adequada ao seu caso, gerando economia e satisfação no resultado final.

*Wallace Gontijo e Ronaldo Delfim são arquitetos, sócios na Delfim & Gontijo Arquitetura, há 25 anos atuando na área de Arquitetura e Design. www.delfimegontijo.com.br. End.: Rua Pio Porto de Menezes, 145/201, Luxemburgo – BH – MG. TEL.: (31) 99893 0219

Coluna Arquitetura de Interiores Delfim & Gontijo Arquitetura BH Mulher
Clique aqui para ver todos os artigos de Wallace Gontijo e Ronaldo Delfim
Este post é uma contribuição exclusiva da Delfim & Gontijo Arquitetura para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais