3 passos para trocar pensamentos negativos em positivos
*Isabela Capelão
Quem nunca teve pensamentos negativos? Algumas pessoas, até as mais otimistas já vivenciaram pelo menos uma vez, aquela sensação chata de ter pensamentos ruins, martelando na cabeça, principalmente quando alguma coisa não vai bem ou da forma que esperava.
Pesquisas apontam que uma mente normal produz 60.000 pensamentos por dia, sendo 95% automáticos e 80% negativos. Imagine como seria se você conseguisse trocar pelo menos metade desses pensamentos negativos por positivos. Saiba que isso é totalmente possível.
Sabemos que os pensamentos geram emoções, sensações físicas e comportamentos. Sendo assim, os pensamentos tem um forte poder sobre nossas ações e emoções. Quem atribui emoções aos fatos é VOCÊ!
E se esses pensamentos negativos forem aumentando a sua intensidade, podem se tornar transtornos psicológicos e afetar o equilíbrio da sua vida, da sua forma de agir e de reagir diante das situações. E assim é criado um padrão destrutivo.
Mas, como substituir pensamentos negativos por positivos?
Primeiramente devemos parar de nos preocupar com aquilo que não está ao nosso alcance, que não temos controle, pois nesses casos nada pode ser feito. Se é algo que está sob o seu controle, tenho algumas dicas para te ajudar nesse processo de substituição dos pensamentos:
1 – Prestar atenção nos pensamentos diários diante das situações e começar a anotá-los, identificar aqueles que são negativos, ou seja, a visão pessimista.
Perceba se essa visão é de fato realidade ou se é uma interpretação sua, ou seja, o significado que você dá para a situação. E se faça a pergunta: isso é um fato ou interpretação minha?
2 – Encontre uma visão positiva em relação à essa mesma situação. E como fazer isso?
Uma boa maneira é buscar situações semelhantes em que você teve sucesso ou então se espelhar em pessoas otimistas e se perguntar o que essa pessoa pensaria a respeito desse acontecimento? O que o otimista diria, faria?
Dessa maneira você estará se colocando no lugar de alguém e pode começar a criar e se habituar a ter pensamentos positivos, afastando os negativos. E quando você começar a aplicar isso e se habituar a ter pensamentos positivos, as coisas começarão a acontecer de maneira mais assertiva e construtiva, você se sentirá mais confiante, menos estressado(a), menos ansioso(a) e de bem com a vida, além de se tornar uma pessoa mais alegre, mais motivada e esperançosa.
3 – Monitorar todos esses pensamentos negativos e quando eles surgirem ou insistirem em permanecer, dê um basta! Quando perceber esses pensamentos dominando a sua mente diga para si mesmo(a): “Para!” ou “Basta!” ou “Chega!” ou “É mentira” e em seguida enfatizar a frase da visão otimista.
Esses 3 passos são mais voltados para o início da sua percepção sobre si mesmo, um autoconhecimento.
Duvide desses pensamentos limitadores, questione e critique, dê um basta e não deixe que eles te controlem, em seguida fale para si mesmo frases poderosas e motivadoras, que vão determinar as suas emoções e pensamentos. E lembre-se da linguagem não verbal, ou seja, sua postura de super mulher positiva e poderosa, olhando firme para cima e com corpo ereto. Faça isso diariamente e toda vez que surgirem pensamentos negativos, e dê um salto grande em sua vida. Seja feliz!
*Isabela Capelão é especialista em gestão do stress e uma estudiosa do comportamento humano e criadora do Programa anti-stress levemente. Coach, terapeuta, palestrante e treinadora, utiliza jogos, dinâmicas e metodologias diversas com fundamentos da programação neurolinguística, coaching, psicologia positiva, hipnose, neurociência, terapia ericksoniana, mindfulness e outras para proporcionar desenvolvimento de habilidades e estratégias para a gestão do stress e melhoria da qualidade de vida e bem-estar do indivíduo, grupos, equipes ou organizações. www.meusmiolos.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva de Isabela Capelão para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas