Portal BH Mulher
Image default
COLUNISTAS

Lidando com o Conflito na Era Digital – Art.1 – Celina Reis

O conflito é a mola mestra da mudança

*Celina Reis

Existem tipos diferentes de conflitos: temos conflitos que exigem mudanças internas; temos aqueles que envolvem direcionamento e decisões a respeito do futuro dos filhos; outros em relação ao caminho profissional que deve ser seguido; conflitos de interesses na família; litígios em relação aos rumos que o mundo está seguindo. Enfim, o conflito é inerente à vida e ele se embrenha por todos os lados, abre fendas e estradas na nossa existência.

Contudo, é essencial perceber que nem sempre o conflito é maléfico, muitas vezes sinaliza a necessidade de reflexão, de mudança, de criatividade diante das situações que o dia a dia nos apresenta.

O Judiciário reconheceu essa necessidade de enfrentamento dos conflitos sem, no entanto, requerer a polarização e a judicialização da demanda, pois o novo código de processo civil trouxe um novo olhar para as questões, com a possibilidade de solução das lides utilizando metodologias que prestigiam a paz e a cooperação entre os envolvidos.

É fato que o conflito é inerente à vida e pode ser resolvido de várias formas, sendo possível enfrentá-los lançando mão de modelos onde um terceiro “decisor” trata a questão e dá a solução, ou ainda utilizar modelos onde os envolvidos são os protagonistas e devem construir durante o processo a melhor solução. Estes diversos modelos são respectivamente denominados Arbitragem, Negociação, Conciliação e Mediação.

Para chegarmos nesse ponto evolutivo foram necessários anos de aprendizado e várias formas foram desenvolvidas e aperfeiçoadas, bem como a maneira do homem lidar com suas frustrações e com a sociedade.

Hoje daremos início a uma série de matérias que explicarão a evolução desse sistema e também cada um desses modelos de solução de conflitos. Espero que todos nos acompanhem nessa viagem pelo mundo jurídico e deem seu feedback enviando-nos questionamentos e opiniões sobre o tema.

*Celina Reis é consultora organizacional, mediadora de conflitos, bacharel em Tecnologia, pós-graduada em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação e bacharel em Direito pela PUC Minas.

Este post é uma contribuição exclusiva de Celina Reis para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais