Portal BH Mulher
Image default
BH Bebê

Saiba por que a saúde dos dentes de leite é importante para a dentição permanente

Imagem com direitos autorais: iStock.com / PeopleImages

Cuidado com os dentes de leite é determinante para a saúde bucal das crianças

Saiba por que a saúde dos dentes de leite é importante para a dentição permanente

Muitas pessoas acreditam que os dentes decíduos, ou dentes de leite, como são popularmente conhecidos, não precisam de cuidados por serem temporários. Entretanto, a higienização e os cuidados com a dentição decídua determina a aparência e saúde dos dentes permanentes.

A troca dos dentes de leite começa a acontecer por volta dos 6 anos de idade, quando nasce o primeiro dente permanente, o primeiro molar, atrás de todos os dentes de leite. Por não precisar que nenhum dente de leite caia para nascer, muitas pessoas acabam não higienizando e dando atenção de forma adequada, prejudicando a dentição permanente.

Leia também:
Consumo excessivo de carboidratos na infância prejudica desenvolvimento
Medo e fobia a dentistas são coisas do passado
Grávidas devem ficar atentas à higiene bucal

A higienização da boca da criança deve ocorrer antes mesmo de começarem a nascer os dentes de leite, que começam a surgir por volta de seis meses de idade. Mesmo que a criança só se alimente do leite materno, é importante limpar a língua e a gengiva, principalmente após a mamada, retirando germes e bactérias que podem causar infecções e podem acometer os futuros dentinhos de leite.

Os dentes de leite servem, basicamente, para ajudar na alimentação da criança, estimular o crescimento ósseo e guardar o lugar para os dentes permanentes, que, por sua vez, terminam de erupcionar por volta dos 12 anos de idade. Por baixo de cada dente de leite há o germe do dente permanente, que vai se formando até que esse germe reabsorva a raiz do dente de leite, que, sem sustentação, amolece e cai.

Geralmente, o dente amolece de forma natural, precisando apenas do estímulo da criança ou dos pais para amolecê-lo diariamente, para que caia de forma natural ou seja arrancado da forma menos traumática possível.

Entretanto, alguns dentes de leite não têm sua raiz reabsorvida e acabam não caindo na época certa. Isso faz com que o dente permanente nasça no lugar errado e prejudique a mordida e mastigação da criança. Por isso o acompanhamento com um cirurgião-dentista, formado na faculdade de odontologia, é tão importante, para identificar, corrigir e evitar problemas.

Além disso, retirar os dentes de leite antes do momento certo também não é o indicado, pois assim o dente permanente perde seu espaço e acaba nascendo no lugar errado da mesma forma.

Cáries e manchas também pode ser passadas para os dentes permanentes, prejudicando a saúde desses dentes. Afinal, o dente permanente já nasce do tamanho e da forma que ficará para o resto da vida.

Por isso, o uso de chupetas e mamadeiras também deve ser supervisionado e, sempre que possível, evitado, uma vez que pode deformar a arcada dentária e mudar a posição dos dentes, fazendo com que a criança tenha problemas como mordida aberta, por exemplo, e precise de aparelho ortodôntico no futuro para corrigir o problema.

Este post é uma contribuição exclusiva de  Alice Bachiega para o Portal BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais