Portal BH Mulher
Image default
COMPORTAMENTO

MINDFUL EATING: Aprenda técnica que não deixa a fome te dominar

Imagem: Foto de Pablo Merchán Montes on Unsplash

MINDFUL EATING: Aprenda técnica que não deixa a fome te dominar

Você é daqueles que come quando está feliz, quando está triste, com fome e também com tédio? Se sim, estas dicas da iQui são para você!

Antes de falar sobre comer com consciência que é o conceito do Mindful Eating, a espiritualista Nadine Almeida reforça que a palavra consciência possui múltiplas interpretações e que apesar de parecer algo simples, seu significado é mais profundo do que parece, e exemplifica: “você já deve ter ouvido a expressão “peso na consciência” e esse peso nada mais é do que a culpa que se manifesta em nosso interior associada a algo que fizemos e que gostaríamos de ter feito de outro modo e essa “culpa” gera um peso que dificulta a nossa caminhada” – resume.

Leia também:

No caso da alimentação, a culpa sempre está atrelada a quantidade de calorias consumidas, as refeições fora de hora e tudo aquilo que é ingerido em momentos de excitação, tristeza ou simplesmente porque tivemos um dia estressante e merecemos aquele doce. “Mas, se todas as pessoas prestassem atenção no que estão fazendo, quando fazem, conseguiriam ter mais consciência do que colocam para dentro do corpo, seja relacionado aos alimentos ou até mesmo as energias negativas e as mágoas que carregam” – comenta Nadini Almeida.

A espiritualista reforça que é importante compreender que cada item que é levado a boca faz parte de uma imensa gama de nutrientes necessários para o corpo humano. Então, ao se alimentar de maneira consciente, fica mais difícil engolir qualquer coisa ou comer por impulso. “A primeira coisa é não achar que a comida é um prêmio ou um castigo. O Mindful Eating nos ensina sobre equilíbrio. Conhecer os nossos sentimentos e as nossas sensações é um dos principais passos para começar o processo de autoconhecimento” – pontua.

Ao mesmo tempo em que a “fome” por falta de nutrientes se conecta ao tédio, ansiedade e ao estresse, ela também pode ser derivada da falta de água no corpo e por isso, é importante reconhecer cada uma destas sensações. Para finalizar, a terapeuta holística da plataforma iQuilibrio, Nadini Almeida revela algumas dicas para comer com consciência:

  1.  O primeiro passo é estar inteiramente conectado ao ato de comer. Esse é o verdadeiro significado de “comer com consciência”
  2.  É fundamental que você se prepare, respire fundo e troque energia com os alimentos que estão no seu prato. Observe-os, sinta o que cada um deles te emprestará em termos de nutrientes e de vida.
  3.  Esteja confortável. Não coma de pé, correndo, no transporte ou em qualquer situação que não te deixe prestar atenção no ato de se alimentar. Isso faz com que você tenha fome mais rapidamente e com que os nutrientes não sejam absorvidos de maneira consciente.
  4.  Aprecie tudo com calma. Utilize os talheres e todos os atos de bons modos à mesa como aliados para que você preste atenção em todos os detalhes.
  5.  Saboreie todos os pedaços do alimento, sinta o cheiro, a textura, as papilas gustativas se deliciando com cada coisa que você leva à boca.
  6.  Feche os olhos e sinta.
  7.  Pense em tudo o que o alimento passou para chegar à sua mesa. Toda a cadeia produtiva que o levou até você, todas as pessoas que o manusearam, plantaram, colheram e prepararam para que ele chegasse onde está.
  8.  Não pense nas calorias. Quando falamos para pensar nos nutrientes não estamos nos referindo à culpa e o “peso” das calorias. Comer com consciência, Mindful Eating, é um ato que sacraliza o alimento.
  9.  Aprecie a sua companhia ou a sua solidão no momento de se alimentar. Estar acompanhado é ótimo, mas, muitas vezes, estar sozinho é importante.
  10.  Procure não comer com muita fome. O desespero da fome dificulta o ato de “comer com consciência”.
  11.  Ao terminar, agradeça pela refeição feita.
Este post é uma contribuição de iQuilibrio através da Publikaí Comunicação & Marketing para o Portal BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais