Tratamentos estéticos e os cuidados essenciais de higiene
A técnica de micropigmentação, umas das mais procuradas pelo público feminino, requer olhar atento, a escolha de um bom profissional e cuidados importantes antes, durante e depois da aplicação
Sentir-se bonita todos os dias, sem ter que retocar a maquiagem a cada hora, é um desejo quase universal. A técnica de micropigmentação, também conhecida como maquiagem definitiva, tem sido um dos métodos mais eficazes e procurados por mulheres e homens que desejam preencher falhas e manter a estética sempre em dia.
Leia também:
Micropigmentação nas mamas é solução para mulheres que passaram por mastectomia
Saiba como disfarçar as falhas na raiz do cabelo
Tratamentos estéticos não invasivos e eficazes para tratar o pescoço
No entanto, é necessário tomar uma serie de cuidados que, por serem fundamentais durante o período de tratamento, fazem toda a diferença no resultado final, além de eliminarem possíveis rejeições do organismo e outros problemas de saúde.
“A Micropigmentação é o depósito de pigmentos na camada subepidérmica da pele com o auxilio de um dermógrafo e agulhas apropriadas. O pigmento é introduzido na camada superficial, que sofrerá um desgaste juntamente com a camada córnea. Sendo assim, sua permanência será temporária”, explica a especialista em micropigmentação Bruna Mara.
Na hora de escolher um profissional, é preciso observar alguns detalhes que vão além da higiene do espaço propriamente dito. Segundo Bruna, há formas de identificar outros requisitos primordiais na hora de iniciar o processo da micropigmentação: “Deve ser observada a assepsia das mãos do profissional e do cliente no local onde será realizada a técnica. O profissional deve estar paramentado com touca, mascara, luvas e avental, além da esterilização de materiais como pinças, tesouras, suportes e ponteiras, que hoje em dia já são descartáveis e não reutilizáveis”.
O descarte de materiais contaminados, como é o caso das agulhas, deve ser feito no lixo perfuro-cortante, que é uma embalagem amarela descarpack. Outros materiais contaminantes precisam ser descartados em lixo infectante (hospitalar). Já os equipamentos não esterilizáveis precisam conter papel filme antes de cada procedimento e, após as sessões, receber uma limpeza com álcool 70%.
A técnica de micropigmentação pode ser utilizada em diversas partes do corpo, tanto para tratamento estético quanto para a “reconstrução” de áreas danificadas, como é o caso da auréola dos seios, indicado para quem deseja redesenhar a mama. O procedimento é normalmente aplicado nas sobrancelhas, boca e olhos. Além disso, homens que desejam disfarçar a calvice também podem optar pela micropigmentação fio a fio.
Apesar de ser um procedimento simples e seguro, existem algumas restrições. É recomendado que pessoas alérgicas, sensíveis ao pigmento ou a qualquer material utilizado durante a micropigmentação não a realizem.
Pessoas com tendência a formar queloides ou em tratamento médico, também devem ter cuidado. Nestes casos específicos, uma prévia avaliação médica pode ser solicitada.
A permanência do pigmento na pele varia de pessoa para pessoa e também do local onde a aplicação foi realizada. Em média, o resultado tende a durar entre dois e cinco anos.
Este post é uma contribuição da assessoria da Bruna Mara Micropigmentação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas