Madeiras e tons acinzentados são tendências para home office
Aconchego e sobriedade são os fatores que mais contribuem para a escolha desses materiais
Muitas empresas estão adotando o modelo de trabalho em casa e, para que isso funcione, é importante ter um espaço dedicado especialmente ao home office. Decorá-lo de forma aconchegante, bonita e eficaz é importante para manter a rotina de trabalho em dia e a produtividade em alta.
Para Celso Braga Junior, proprietário da Casa Bem Mais de Piracicaba, “o mais importante em um ambiente home office é a boa iluminação, e estar longe de barulhos e distrações que desviem o foco profissional. É fundamental também que seja confortável e funcional”.
Leia também:
Como montar um escritório em casa gastando pouco?
Alternativa ao tradicional sofá
Acabamentos inspirados no concreto são tendência na decoração
As arquitetas Andreia Fornaziero de Godoy e Manoela Serafini destacam os revestimentos que imitam madeira como grandes tendências para esse ambiente. “A imitação de madeira vem ganhando cada vez mais espaço e se tornando um dos mais populares revestimentos, assim como os pisos laminados e os carpetes de madeira. O porcelanato que imita a madeira natural mantém o aconchego e a estética de uma forma acessível e ecológica, já que nenhuma madeira é retirada da natureza. Além disso, elas são de fácil harmonização com outros componentes do ambiente”, afirma Andreia.
As cores também devem ser levadas em consideração na hora de projetar um home office, já que elas têm a capacidade de nos tirar ou manter a concentração, despertar o sono ou dar mais ânimo. “Geralmente usamos tons neutros e acinzentados que remete sobriedade e que, muitas vezes, se encaixa melhor com o conceito de escritório. Porém, algumas cores um pouco mais vivas estimulam a criatividade, o bom-humor ou acalmam, mas elas nunca podem ser usadas em excesso, para não sobrecarregar”, ressalta Manoela.
Celso ainda complementa: “Como o home office é um ambiente mais pessoal, podemos dar a ele um pouco mais de estilo, levando em conta a personalidade da pessoa que irá trabalhar ali, as características do ambiente e o resultado pretendido”.
E na hora de escolher os móveis que irão compor o ambiente de trabalho, é sempre bom se atentar à funcionalidade. “Os móveis planejados são mais eficientes, pois se adéquam em qualquer espaço e existe a possibilidade de personalização, dando mais identidade ao projeto e ao ambiente. O importante é estar sempre atualizado com materiais que ofereçam boa ergonomia e bem estar”, salienta Manoela.
Além disso, se você não tem um cômodo para destinar como home office, é possível dividi-lo com outros ambientes. “Sabemos que os imóveis nem sempre oferecem espaços específicos para esta finalidade, cabendo ao arquiteto adequá-lo conforme a necessidade do cliente e o limite físico do espaço. Com um bom briefing, consegue-se atender todas as necessidades do cliente”, finaliza a arquiteta Thais Costa.
Este post é uma contribuição da assessoria da Casa Bem Mais para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.