Portal BH Mulher
Image default
SAÚDE E BEM ESTAR

Como é o pós-operatório da mamoplastia de aumento?

Imagem: People photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

Como é o pós-operatório da mamoplastia de aumento?

As cirurgias plásticas nos seios estão entre os procedimentos mais realizados entre as brasileiras, o que inclui a técnica para aumento. No entanto, antes da realização da cirurgia é importante saber como ela é feita e quais os cuidados no pós-operatório da mamoplastia de aumento.
Conhecer como é o pós-operatório da mamoplastia de aumento é importante para que a paciente saiba, de antemão, se poderá cumprir corretamente as indicações, de forma a apresentar um melhor resultado final.

Leia também:
Dicas para a cirurgia de implante de silicone
Exercícios de Pilates para reabilitação após mastectomia
A partir de que idade pode ser feita a mamoplastia?

O que é a mamoplastia de aumento?

Inicialmente é importante saber o que é a mamoplastia de aumento. O procedimento realiza a inserção de prótese de silicone para aumentar o volume das mamas. Ele pode ser realizado por mulheres que possuem mamas pequenas e têm problemas de autoestima devido a esse aspecto.
A técnica ainda pode ser associada a outros procedimentos, como a mastopexia e a reconstrução dos seios, opções que afetam o pós-operatório da mamoplastia de aumento. Portanto, a técnica visa o aumento o tamanho das mamas por meio da prótese mamária.

Como é feita a cirurgia plástica de aumento?

O pré-operatório da mamoplastia de aumento inclui a realização de exames e a avaliação do cirurgião plástico. Além disso, é preciso escolher o tipo de prótese e o volume dela antecipadamente, considerando tanto os desejos da paciente quanto a recomendação médica. A cirurgia plástica de aumento pode ser dividida em quatro etapas:

  • Anestesia: aplicação da anestesia para maior conforto do paciente podendo ser usada a geral ou a local com sedação, de acordo com o caso;
  • Incisão: são os cortes realizados para colocar a prótese podendo ser inframamária, transaxilar ou periareolar. O tipo de incisão é definido de acordo com o tipo de implante e também considerando a cicatrização;
  • Inserção do implante: etapa na qual o cirurgião insere a prótese, podendo ser acima do músculo peitoral ou em baixo dele. A opção depende do tipo de prótese, volume, características anatômicas e recomendações do médico;
  • Fechamento das incisões: após posicionadas as próteses corretamente é realizado o fechamento das incisões por camadas usando suturas, adesivos ou cola.

O tempo de internação para o procedimento pode variar entre 12 e 24 horas dependendo do quadro e evolução da paciente.

Quais os cuidados no pós-operatório da mamoplastia de aumento?

Os cuidados no pós-operatório da mamoplastia de aumento são essenciais para que os resultados adequados sejam obtidos. Entre as recomendações estão:

  • usar o sutiã pós-operatório da mamoplastia de aumento pelo tempo recomendado pelo médico;
  • durante os 30 primeiros dias dormir apenas com a barriga para cima;
  • não levantar os braços acima da cabeça com risco de rompimento dos pontos e deslocamento da prótese;
  • não carregar peso ou exercer atividades pesadas durante o primeiro mês, como academia ou mesmo segurar uma criança um pouco maior no colo;
  • evitar a exposição ao sol nas primeiras semanas do pós-operatório da mamoplastia de aumento;
  • não ter relações sexuais por, pelo menos, 14 dias após o procedimento.

Com esses cuidados, alimentação e consumo de água adequados e ingestão de medicamentos anti-inflamatórios como prescrito pelo médico, o pós-operatório da mamoplastia de aumento será mais tranquilo e satisfatório.

Normalmente, a alta médica para retomar as atividades cotidianas ocorre em 14 dias após a realização do procedimento para caso de mulheres com rotinas mais tranquilas e 30 dias para pessoas com rotinas que envolvem pegar peso ou fazer esforço físico. Ainda assim, o médico deverá avaliar a evolução do quadro para dar alta à paciente.

Com um pós-operatório da mamoplastia de aumento adequado, a paciente obtém melhores resultados com a técnica e reduz os riscos de problemas durante a recuperação, portanto, atente-se às recomendações médicas mesmo antes de se submeter à técnica.

Este post é uma contribuição exclusiva de  WSI Marketing Digital para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais