Portal BH Mulher
Image default
COLUNISTAS

A interferência da regeneração ou descanso – Beethoven de Ávila

Imagem: Foto de Mor Shani on Unsplash

A interferência da regeneração ou descanso

*Beethoven de Ávila

Saudações amigas e amigos!
Todos sentimos que se faz necessário um descanso. Todos sabemos que temos que estar com as ‘energias’ disponíveis para desempenharmos nossas atividades. Precisamos de uma parada para nos restabelecer e recuperar forças. Comentaremos aqui o quanto e quando fazer isso, mais ainda, falaremos de diferentes períodos de tempo para nos recuperar e podermos melhorar nosso condicionamento físico.

Leia também
Treino regenerativo é bom e necessário – Beethoven de Ávila
Condicionamento físico com reabilitação – Beethoven de Ávila
Retorno aos treinos: cuidado com a empolgação – Beethoven de Ávila

Em primeiro lugar, precisamos saber e realmente sentir que certas atividades que fazemos não são assim estressantes para exigir ‘recuperação’. Somos capacitados a realizar muitas tarefas ou quantidade apreciável de atividades sem que seja necessária uma recuperação especial. Por seguinte, não será necessário regenerar nossos recursos ergogênicos para fazer as atividades naturais que desempenhamos histórica e rotineiramente. Precisamos estar aptos a subir alguns lances de escada, fazer uma caminhada simples ou mesmo cortar ou descascar uma fruta, dirigir por algumas horas e também a ficarmos um pouco sentados, concentrados em uma leitura, e até a conseguir estender roupas para secar. Com o pensamento de suficiência de descanso, as atividades rotineiras são cansativas, mas somos naturalmente capazes de recuperar TODAS as forças com uma noite de sono reparadora normal. Estar ativo, alerta e capaz por dezesseis horas e recuperar nas oito horas de sono seria a rotina diária comum.

Só que temos muitas fontes de “cansaço” e stress a mais que interferem no ciclo normal, na rotina e na nossa capacidade de realizar tarefas. Envolvimentos emocionais (Leia aqui: O emocional interfere nos treinos – Beethoven de Ávila) e psicológicos ou mesmo nosso pensamento induzem mais cansaço que o normal. Também o acumular de atividades durante um dia, pela semana e também por períodos maiores (mês e ano) realmente fazem necessários períodos de regeneração além da rotina comum. E aí sim pensamos em atividades regenerativas, principalmente se estamos falando de treinamento físico com intenção de aumento da capacidade física.

Nosso pensamento e atitude deve nos encaminhar a ser capazes de realizar “tudo“ que precisamos com a eficiência necessária, incluindo sermos capazes de fazer as atividades físicas que nos propomos e pretendemos. Os treinos dessas atividades, não são normais, muito menos comuns. E por estarmos buscando aumentar nossa capacidade física, teremos também que ser capazes de recuperar dentro do nosso renovado potencial de execução. Mas, principalmente por termos capacidades bem diferenciadas, realmente individuais, precisamos nos organizar e atender à quantidade e tempo necessários para nos restabelecer individualmente e, só assim, voltarmos a estar capazes de nos exercitar em plenitude.

Precisamos de parâmetros para entender nosso cansaço. Como no texto anterior (Leia aqui: Treino regenerativo é bom e necessário – Beethoven de Ávila), em cada exercício, em cada série, para cada sessão ou dia de treino e consequentemente para cada semana e assim do mês e das etapas do ano, precisaremos de intervalos de descanso. Esses intervalos deverão durar o tempo necessário a se restabelecer aquela pretendida qualidade de execução necessária conclusão da atividade e ainda ao final de cada período nos proporcionar uma capacidade aumentada nestas realizações.

Agora com tudo isso entendido, podemos introduzir atividades que nos proporcionarão alivio de cansaço e do stress, pensados para cada exercício, para cada série, em cada sessão e cada período que pretendermos administrar. Programar a duração do estímulo e do seu tempo parado entre cada exercício. Selecionar a dinâmica de transição entre atividades diferentes. Mas principalmente estabelecer atividades que proporcionarão reabilitar ou recapacitar, dirigidos cada esporte ou atividade e individualizado.

Em especial precisamos conjugar a alimentação (Leia aqui: Alimentação é essencial para sua atividade física – Beethoven de Ávila) para os horários e momentos necessários a atender as demandas de cada tipo de nutrição que vão se tornando relevantes. Alimentação para preparar (pré-treino), para suportar a atividade e algumas vezes até durante, para restaurar as reservas de nutrientes e evidentemente para formar novas capacidades ou mudar nossa morfologia. Tudo isso de forma a manter o saudável funcionamento do nosso organismo, sabendo que precisamos de consultar e nos manter orientados por um especialista em nutrição.
Podemos ter férias mesmo, como uma parada, mas o ideal é organizar as atividades feitas num momento correto, com uma intensidade estudada e aferida, com a duração necessária para produzir o efeito de melhorar o condicionamento físico mas possibilitando um tempo de ações regenerativas. Bons treinos.

*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.

Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br

Coluna Personal Training por Beethoven de Ávila BH Mulher
Clique aqui para ver todos os artigos de Beethoven de Ávila
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais