Infiltrações em construções: Saiba o que fazer quando elas ocorrem
Estações climáticas não tão bem definidas abrem espaço para as chuvas intensas que têm castigado diversas regiões do Brasil neste começo de ano. Além de enxurradas e deslizamentos, outro problema comum nesta época são as infiltrações – indicadores da penetração de água no interior das estruturas de um imóvel. Algo que normalmente ocorre devido a formação de fissuras ou a presença de poros de materiais não impermeabilizados.
As infiltrações são responsáveis pelo surgimento de manchas, bolhas na pintura, revestimentos descascados, cheiro de mofo, e goteiras espalhadas pela casa, o que pode provocar alergia e doenças respiratórios mais sérias nos moradores, além de acarretar danos graves às instalações. “As possibilidades de corrosão de estruturas metálicas presentes em construções, se tornam ainda maiores com a existência de umidade. Isso não só prejudica a estética, como também diminui a segurança de uma obra”, aponta Renato Las Casas, diretor comercial da empresa de revestimentos sustentáveis Ecogranito.
O empresário explica que para recuperar uma parede infiltrada, e evitar a reincidência do problema, as pessoas devem retirar todo o revestimento da área afetada, aplicar um impermeabilizante em ambos os lados e só assim, cobrir o local novamente com o material ou produto de desejo. “Para evitar infiltrações em fachadas de edifícios e condomínios, uma boa dica seria o próprio uso do Ecogranito. Digo isso porque o nosso revestimento é composto por uma grande quantidade de resina, o que faz com que o mesmo adquira maior maleabilidade e resistência. Estas propriedades permitem a movimentação e dilatação do produto, sem que ele sofra com o surgimento de patologias como as fissuras, trincas e rachaduras. Possuindo também a tecnologia de impermeabilização inteligente, que acentua a sua resistência a intempéries climáticas, o Ecogranito ainda conta com uma textura que evita o aparecimento de bolhas e estofamentos ao longo de sua aplicação”, indica.
Renato ressalta que antes de tomar qualquer atitude, é essencial identificar as causas da infiltração e só a partir daí realizar o conserto da área atingida. “Em muitos casos, o morador realiza gastos desnecessários com foco na reparação do local onde a infiltração foi encontrada, e não em sua origem. O que não soluciona o problema”, diz Las Casas.
Sintomas de infiltrações também podem ser percebidos na conta de água, que estará um pouco mais cara ao final do mês. “Em caso de mudanças expressivas no valor, o morador deve realizar uma inspeção minuciosa do local. A primeira ação é descobrir de que forma este vazamento se desenvolveu e depois contê-lo”, informa.
As infiltrações são comumente associadas a falhas em instalações hidráulicas, que promovem o vazamento de água entre as estruturas de uma obra. Apesar disso, atualmente é o intenso volume de chuvas que tem se mostrado umas das principais causas de infiltrações em residências e estabelecimentos.
Este post é uma contribuição da assessoria da Naves Coelho Assessoria e Marketing para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas