Dermatologista dá dicas para melhor proteção à pele durante o Carnaval
O Carnaval está próximo, portanto, é tempo de descontração, alegria e também de exageros. Mas alguns deles podem acabar com seus dias de folia – e ninguém quer algo indesejado. Principalmente com a pele, afinal a previsão é de um feriado com muito sol e calor.
Alguns cuidados são simples e muito importantes, como explica a médica dermatologista, Juliana Ronacher, da Clínica Bardot, referência em Medicina Integrativa em Belo Horizonte.
Leia também:
Vitamina D e os riscos solar
Como salvar o cabelo pós-carnaval
Alimentação sadia ajuda a divertir no Carnaval
Uma das sugestões da médica é evitar fantasias com material sintético. “Elas esquentam demais e podem causar alergias. Também é importante não ficar com roupas molhadas, pois há risco de desenvolver micoses”, alerta.
Durante o reinado de Momo, muita gente abusa das maquiagens e tinturas. Contudo, é preciso ficar atento às indicações e data de validade dos produtos utilizados. “Aplique um hidratante na pele antes de fazer a maquiagem ou pintura. É uma maneira de protegê-la e evitar possível dermatite de contato”, salienta. Segundo ela, por mais que o folião ou foliã chegue cansado (a), não deve esquecer de remover a maquiagem antes de dormir.
A médica observa ainda quanto ao filtro solar, que deve ser reaplicado mais vezes se a pessoa estiver mais exposta, como em blocos de rua, piscina, praia ou cachoeira. “Não se descuide das outras áreas do corpo, como couro cabeludo e olhos, usando chapéus e olhos, respectivamente”, acrescenta.
Outra recomendação importante da médica diz respeito à aplicação de repelente no corpo, sempre respeitando as indicações do produto, para reduzir o risco da ação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. “E em caso de alergia, irritação na pele, insolação, queimaduras procure sempre um atendimento médico”, enfatiza.
Outros cuidados:
– Evite bebidas ou alimentos que contenham limão ou frutas cítricas, pelo risco de queimadura (fitofotodermatose).
– Beba bastante água e intercale as bebidas alcóolicas com água mineral.
– Tenha cuidado especial com as crianças, pois possuem pele mais sensível e com maior chance de alergia a produtos para maquiagens e tintas.
Este post é uma contribuição da assessoria da Bardot Clínica do Corpo para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas