Dicas de harmonizações com cervejas para as festas de fim de ano
Wbeer.com.br sugere rótulos que combinam com as ceias de Natal e Ano-Novo
As ceias são momentos marcantes nas festas de fim de ano, tanto no Natal quanto no Ano-Novo as famílias e amigos se encontram para celebrações em volta da mesa. Pensando nessas ocasiões, a WBeer.com.br, e-commerce que seleciona e entrega cervejas em todo país, realizou uma seleção de rótulos para serem harmonizados com os pratos típicos das ceias. A Beer Sommelière Flávia Chaves Oliveira dá dicas para encontrar a cerveja ideal para cada momento da entrada à sobremesa. Para o Natal, entre as harmonizações sugeridas estão o pernil que pode ser apreciado com cervejas do estilo India Pale Ale ou Brown. No Ano-Novo, além de dicas para um brinde diferente e divertido, a Beer Sommelière indica as cervejas do estilo Saison para harmonizar com o Lombo.
Leia também:
Dicas para escolher os vinhos das festas de fim de ano
Harmonização de vinhos – Por Chef Henrique Burd
Como escolher um vinho? Por Chef Henrique Burd
Natal
Peru
Para acompanhar este, que é um dos pratos mais tradicionais do Natal, Flávia lembra que é importante prestar atenção no preparo da carne: “a versatilidade e o sabor único do peru permite combinarmos com uma extensa lista de cervejas o que determinará cada uma será o tempero utilizado”. Ainda segundo a Beer Sommelière considerando um preparo com ervas finas como: tomilho, alecrim e sálvia, as cervejas do estilo Tripel e Blond Ale são uma boa opção de harmonização, pois tem sabor suave, leve e possuem toques condimentados.
Por ser considerada uma carne suave e com toques caramelizados, o peru também pode ser apreciado com cervejas leves com uma base de malte mais marcante, com mais dulçor, como as do estilo Marzen e Vienna Lager.
Na WBeer: Struise XXX Rye Triple Reserva Bourbon Barrel Aged 2013 e Alpirsbacher Klosterstoff Märzen.
Panetone
Segundo Flávia, como o panetone clássico possui frutas cristalizadas e sabor que apresenta semelhança com frutas secas, além de toques que lembram toffe e caramelo, o ideal é uma harmonização com cervejas belgas do estilo Dubbel ou Quadruppel. As duas sugestões possuem sabores de frutas secas e cristalizadas bem marcante. Os clássicos belgas La Trappe Dubbel e Chimay Red, encontrados na WBeer.com.br, são excelentes opções.
Pernil
Para harmonizar com o pernil suíno Flávia indica cervejas do estilo India Pale Ale, já que a gordura precisa de álcool ou amargor para ser cortada. E neste caso ainda há uma combinação agradável de notas cítricas da cerveja com o limão, que quase sempre é utilizado para temperar a carne. Caso o pernil seja servido com um molho mais adocicado, ou que usa a própria carne como base no preparo, a harmonização pode ser feita com as Brown Ales.
Na WBeer.com.br: To Øl Jæmes Braun e Birra del Borgo ReAle 9° Anniversario.
Rabanada
Flávia indica as cervejas do estilo Weizenbock para a harmonização com a Rabanada. “Os rótulos desse estilo fazem um casamento perfeito com os sabores marcantes de pão tostado e canela presentes nesse clássico de Natal”. Ainda segundo a Beer Sommelière, as Weizenbock são escuras, possuem notas de malte torrado, banana e especiarias, e a combinação exalta os sabores adocicados presentes na cerveja e na sobremesa, transformando a combinação em experiência gastronômica única.
Na WBeer: Les Trois Mousquetaires Grande Cuvée Weizenbock e Riegele Augustos.
Ano-Novo
Lombo recheado com catupiry, nozes e damasco
A indicação de Flávia para acompanhar o lombo são as cervejas do estilo Saison. “O lombo é uma carne leve ao mesmo tempo que possui o sabor marcante. Costuma vir acompanhado de fatias de abacaxi, o que faz da Saison a cerveja ideal para harmonizar”. Ainda segundo a Beer Sommelière, as notas cítricas e frutadas da cerveja lembram abacaxi, maracujá e limão siciliano, além da carbonatação elevada da cerveja ser perfeita para limpar a gordura do palato e deixar o paladar sempre pronto para mais uma mordida e mais um gole. As indicações de Flávia para esse prato são a Fantôme Saison, que segundo a profissional é referência no estilo. “Além de ser considerada uma Grand Cru das cervejas, possui garrafa rolhada e elegância compatível com as festividades de fim de ano”, enfatiza Flávia.
Outra alternativa apresentada é a To Øl Sesson Saison , que consegue ser ao mesmo tempo complexa e fácil de beber.
Bacalhau
“Cervejas leves de trigo, como as KristallWeizen e as Witbiers, são as mais indicadas para harmonização com o bacalhau”, afirma Flávia. Segundo a profissional as cervejas do estilo Witbier além de possuir uma efervescência capaz de limpar a gordura do bacalhau (quando feito ao forno), possui adição de casca de laranja e semente de coentro, que tendem a combinar muito bem com os temperos e condimentos utilizados no preparo do prato.
Sugestão da WBeer.com.br: Le Trou do Diable Blanche de Shawi que possui sabores condimentados marcantes e delicadeza e efervescência. E a To Øl WBeer Witbier, refrescante, conhecida por sua leveza e toques de especiarias.
Torta de chocolate
“Seguindo a linha de harmonização por semelhança podemos escolher cervejas Porters, Stouts ou Imperial Stouts, pois elas utilizam maltes escuros e torrados que muitas vezes apresentam notas de chocolate e café, fazendo uma perfeita combinação”, esclarece Flávia.
Duas opções indicadas pela profissional são: a canadense Les Trois Mousquetaires Grande Cuvée Porter Baltique Édition Spéciale 2014 e a Struise Cuvée Delphine 2012.
O Brinde
Flávia sugere duas cervejas para brindar a chegada do novo ano: a Wals Brut e a Birra del Borgo L’Equilibrista. “Atualmente os brindes de festividades de fim de ano não precisam mais ficar restritos aos espumantes. Várias cervejas também possuem o devido requinte para esse momento especial”, diz a Somelière.
A profissional explica que a Wals Brut é uma sofisticada e sedutora criação da cervejaria mineira Wäls, submetida ao tradicional método de champenoise. Outra opção indicada por ela é a Birra del Borgo L’Equilibrista, um exemplar safrado e único, que em seu processo de produção une 40% de mosto de uva Sangiovese e 60% de mosto de Duchessa, além da adição de licor de tiragem, que confere a essa cerveja propriedades de espumante.
Este post é uma contribuição da assessoria da WBeer.com.br para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.