Como a sua alimentação pode influenciar na sua saúde bucal?
*Por Isliê Bastos de Carvalho
Temos sempre de estar alertas a nossa dieta em relação a saúde bucal. Uma dieta ruim pode levar a problemas em todas as áreas do nosso corpo, inclusive na boca. A ingestão de alimentos ricos em carboidratos propicia o aparecimento de cáries e problemas gengivais. Alguns dos sinais desses problemas gengivais são vermelhidão, sangramento, edema e pode levar até a perda de dentes. Devemos evitar tais alimentos como balas, chocolates e doces principalmente no período entre as refeições. A falta de higienização adequada com escovas apropriadas e fio ou fita dentais, contribui para agravar o quadro.
Leia também:
O que é a plástica gengival e para que ela serve
Problema de gengiva pode ser sintoma de diabetes
Conheça os efeitos do estresse na saúde bucal
Em contrapartida, temos alimentos que, além de serem benéficos para nosso organismo como um todo, nos auxiliam na saúde bucal.De um modo geral, frutas e vegetais são importantes na manutenção da saúde oral. A maçã e a cenoura, fontes de fibras alimentares, são exemplos de alguns alimentos detergentes. A folha da hortelã favorece também o aumento da produção de saliva e deixa um hálito refrescante. Os alimentos ricos em fibras promovem a auto limpeza dos dentes e impedem a formação de placa bacteriana (restos alimentares juntamente com bactérias). Mascar chicletes sem açúcar entre as refeições estimula também a produção de saliva , o que contribui para a limpeza dos dentes. A ingestão de 10 copos de água por dia, auxilia ainda na higiene bucal. Devemos evitar consumir com muita frequência alimentos ácidos, tais como abacaxi, limão, laranja, kiwi, pois estes podem propiciar o aparecimento de erosões dentárias, principalmente nas regiões próximas a gengiva (região conhecida como colo dental). Essas erosões podem levar a hipersensibilidade dentária, principalmente aos estímulos frios. Refrigerantes também devem ser evitados.
Enfim, uma dieta balanceada junto de bons hábitos de higiene bucal nos ajuda a ter dentes resistentes e saudáveis. Vale lembrar também a importância de visitar regularmente o dentista para ser feita uma avaliação clínica e radiográfica adequadas.
*Isliê Bastos de Carvalho é Cirurgiã dentista graduada pela UFMG em 1989. Telefone Consultório: (31) 3292-5253 e (31)98808-7810
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas