Carnaval: Dicas de treino para curtir a folia
No final deste mês os brasileiros ganham mais alguns dias de diversão com a chegada do carnaval. Com isso, muitas pessoas estão querendo correr atrás do tempo perdido para curtir bem a folia.
Segundo o Educador Físico, Lucas Serralheiro Cardoso, especialista em Prevenção de Lesões e Doenças Musculoesqueléticas para quem está fora de forma alguns exercícios localizados são boas opções para ganhar resistência. Para isso, o profissional sugere algumas atividades que podem ser essenciais para a maratona que está por vir.
Corrida – Praticar entre 15 a 30 minutos diários – ‘Esse método de treino é conhecido por proporcionar adaptações cardiovasculares, ou seja, ele melhora a força do músculo do coração e também o sistema respiratório, o que resulta no aumento do condicionamento físico, primordial para aguentar todos os dias de folia’.
Exercícios de agachamento – 3 séries com 15 repetições cada – Para executar o agachamento profundo é necessário afastar as pernas de modo que os pés fiquem na largura dos ombros e permanecer totalmente apoiados ao chão; os joelhos devem ser flexionados, jogando o quadril para baixo até ultrapassar ligeiramente a linha do joelho e, empurrar o glúteo para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária, mantendo as costas sempre eretas. – ‘Para quem vai curtir o carnaval seja nos bloquinhos ou sambódromo, passará muito tempo em pé e /ou dançando, portanto, é um ótimo exercício para fortalecer quadríceps e glúteos’.
Agachamento sumo – 3 séries com 15 repetições cada – O agachamento sumo se parece com o agachamento simples, apenas exige que se afastem os pés, virando-os ligeiramente para fora (pés em abdução), seguindo o mesmo movimento do agachamento profundo. – ‘É excelente para se trabalhar todos os músculos das pernas, desde glúteo, quadríceps, até panturrilhas’.
Agachamento com saltos – 3 séries com 15 repetições cada – Esse exercício é a combinação do agachamento profundo mais um salto em seguida – ‘Assim como os demais exercícios de agachamento, é ótimo para os membros inferiores, fortalecendo e tonificando a musculatura das pernas, coxas e glúteos, com a combinação com saltos é realizada um gasto energético maior, que ajuda a melhorar o condicionamento cardiorrespiratório’.
Elevação de pelve corporal – 3 séries com 15 repetições cada – Deitado de barriga para cima com os joelhos flexionados tente realizar uma extensão do seu quadril, esse é um exercício de cadeia cinética fechada, o que favorece no trabalho do glúteo máximo e ajustes articulares mantendo a estabilização da pelve.
Gêmeos – 2 séries com 40 repetições casa – Procure um degrau, fique na ponta do pé e tente elevar ao máximo dos pés sem flexionar o joelho, conseguindo assim trabalhar o movimento completo, chegando a maior amplitude. – ‘As panturrilhas por serem um músculo resistido deve-se dar uma ênfase maior. Elas têm papel essencial no retorno venoso, pois auxiliam as veias a levarem o sangue para o coração, portanto, esse tipo de exercício ajuda a proporcionar mais disposição e previne problemas de circulação’.
Lucas ressalta que o ideal é manter uma rotina de treinos o ano todo, assim como, uma alimentação equilibrada, que possam garantir maior agilidade, resistência e saúde para qualquer época do ano.
Este post é uma contribuição da assessoria do Educador Físico Lucas Serralheiro Cardoso para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas