Nunca foi tão fácil cuidar da otite em cães
Com Osurnia™, o tratamento é realizado com apenas duas aplicações, garantindo maior qualidade de vida para os animais e seus tutores
A otite é uma das doenças mais comuns em cães no Brasil. Causada por uma inflamação no canal auditivo — geralmente originada pelo acúmulo de umidade no ouvido, o que permite o desenvolvimento de bactérias e fungos — a otite gera incômodo e coceiras nos animais, pode causar feridas nas orelhas e, em casos extremos, pode levar até à perda da audição.
Apesar de existirem inúmeros medicamentos registrados para o combate da otite, o grande problema ainda é a dificuldade no tratamento. Isso porque os produtos convencionais existentes no mercado exigem muitas aplicações, que são feitas em casa, pelos tutores, e exigem disciplina na administração.
A rotina do tratamento doméstico causa stress tanto para os cães quanto para os seus donos, que devido ao grande número de aplicações acabam, em muitos casos, desistindo da terapia e agravando o quadro da doença. Buscando facilitar a vida dos tutores e seus cães, e garantir o sucesso da terapia, a Elanco Saúde Animal lançou em 2018 o Osurnia™, um produto inovador capaz de tratar a otite com apenas duas aplicações, ambas realizadas em clínica, pelo veterinário.
Sucesso em todo o mundo, o Osurnia™ vem ganhando cada vez mais espaço nos consultórios de todo o Brasil devido à sua praticidade e às expressivas taxas de sucesso na cura da doença. “Trata-se de um produto revolucionário para o tratamento da otite”, afirma Bruna Tadini, consultora técnica da Elanco. “Por ser oferecido em formato de gel, o Osurnia™ se adequa ao conduto auditivo do animal e persiste por pelo menos 35 dias após a aplicação.”
Pesquisa
A eficácia do produto foi comprovada por meio de um amplo estudo que seguiu o padrão das pesquisas realizadas na Europa, onde os medicamentos veterinários são testados em três ou mais países do bloco. No Brasil, devido às suas dimensões continentais, optou-se por avaliar o Osurnia™ nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, que apresentam condições bem distintas entre si.
A metodologia foi elogiada pela comunidade científica e em abril o trabalho será apresentado no Congresso Internacional de Dermatologia Veterinária, nos Estados Unidos. “O fato desse trabalho ser aceito mostra como o estudo foi bem elaborado, mostrando a realidade de diversas regiões do Brasil”, afirma Tadini.
Os resultados obtidos pelo estudo também não poderiam ser melhores. De acordo com Ronaldo Lucas, coordenador do trabalho, o tratamento à base de Osurnia™ foi altamente eficaz em todas as regiões do país. “Pelo o fato de ter uma tecnologia diferente de aplicação, o produto mostrou efetividade em mais de 90% dos casos”, diz o veterinário. Todos os 16 especialistas que participaram do estudo consideraram o Osurnia™ muito superior aos demais tratamentos disponíveis no Brasil.
O produto também foi muito bem avaliado pelos tutores. No total, 93% deles consideraram o tratamento da otite com Osurnia™ melhor do que os realizados com produtos convencionais. A satisfação dos tutores está diretamente ligada à praticidade do tratamento. Uma pesquisa realizada em 2016 no Reino Unido aponta que 45% dos tutores consideram os tratamentos domésticos para otite estressantes e que 43% dos animais se escondiam no momento do tratamento.
O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV), Luiz Eduardo Lucartz, que também integrou o grupo que avaliou o Osurnia™, foi outro a elogiar a eficácia do produto no combate à otite. Segundo ele, trata-se de uma tecnologia que traz benefícios tanto para os tutores quanto para os veterinários, já que a aplicação do medicamento é feita exclusivamente pelos profissionais, o que garante a qualidade do tratamento.
“É muito difícil tratar a otite. Se o tutor não consegue aplicar a medicação na primeira nem na segunda tentativa, ele acaba desistindo”, diz. “Já no caso do Osurnia, a aplicação é feita somente pelo veterinário. O tutor não precisa fazer nada em casa. O medicamento é eficaz e tem uma praticidade muito grande. Não existe nenhum outro produto que ofereça a praticidade do Osurnia.”
Este post é uma contribuição da assessoria da Elanco Saúde Animal para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.