Soluções para organizar os armários da cozinha e o guarda-roupa
A organização é muito importante para deixar os ambientes da casa com o máximo de funcionalidade possível. Com a correria diária, muitos objetos são colocados em qualquer lugar, acumulando muitos em um só lugar, o que dificulta a localização. Portanto, dispor as peças de roupa ou os utensílios de cozinha de uma forma mais ordenada ajuda no aumento do espaço e também fica mais rápido e fácil de encontrar o que se deseja.
Leia também:
Dicas de como organizar a cozinha
Dicas de Organização – Por Bianca Ladeia
Dica: Organização de frezzer e congelados – Por Chef Henrique Burd
César Pasquini, arquiteto da multiespecialista em construção e reforma Telhanorte, apresenta dicas e sugestões para organizar os armários e aproveitar todo o potencial de cada espaço.
Na cozinha, o mais importante é que ela seja funcional. Para os armários, criar setores pode facilitar na hora do uso. As louças e taças que são utilizadas somente em ocasiões especiais devem estar em lugares mais altos, por conta da baixa frequência de uso. Em uma altura intermediária, pode-se organizar colocando os utensílios que são utilizados diariamente. Caso a família tenha filhos em casa, colocar os utensílios da criança numa altura que a criança tenha fácil acesso para evitar que ela mexa nos objetos mais frágeis.
Próximo à pia devem estar os utensílios usados no preparo das refeições. Isso facilita, pois o material fica sempre a mão. “É interessante também, que se crie um espaço com os produtos que auxiliam na limpeza da pia, como detergente e esponja e também os panos de prato”, sugere César.
Uma sugestão é não guardar os potes plásticos fechados, pois eles podem acumular odores dos alimentos que antes foram armazenados. Já as panelas podem ser organizadas com as tampas, desde que estejam viradas para baixo, de modo a facilitar o empilhamento e a localização na hora do uso.
A organização do guarda-roupa do quarto também facilita o dia a dia. Nas gavetas, o ideal é colocar as peças que se usa mais nas gavetas de cimas e as que são menos utilizadas nas gavetas de baixo. Portanto, as roupas íntimas devem estar, preferencialmente, nas primeiras gavetas, e os pijamas nas últimas.
“Para ajudar ainda mais, organizadores e divisórias plásticas podem ser utilizados em qualquer armário ou gaveta, para separar os tipos de roupas e acessórios e facilitar na hora de encontrar cada peça”, completa o arquiteto da Telhanorte.
Na hora de pendurar as peças, os cabides com formato arredondado são mais recomendados, pois evitam desgastes nas peças. Roupas de lã e malhas devem ser preferencialmente guardadas nas prateleiras e gavetas, e não penduradas, para evitar que as fibras se afrouxem.
Este post é uma contribuição da assessoria da Telhanorte para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.