Portal BH Mulher
Image default
SAÚDE E BEM ESTAR

5 maneiras diferentes de aproveitar ambientes externos e treinar ao ar livre

Imagem: Fotos: Freeletics

5 maneiras diferentes de aproveitar ambientes externos e treinar ao ar livre

Freeletics mostra como bancos, paredes, postes e até árvores podem ser uma alternativa para quem quer praticar exercícios físicos fora de casa

 

Se treinar ao ar livre ainda não é parte da rotina, agora é a hora perfeita de começar. Respirar um pouco de ar puro é um alívio e uma mudança de hábito, e a ciência mostra que sair ao ar livre também traz inúmeros benefícios.

Para Thomas Falda, especialista em treinos do Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial, renovar o oxigênio durante o treino causa a liberação dos chamados “hormônios da felicidade”, como ocitocina, endorfinas e dopamina, e treinar ao ar livre pode dar impulso ao sistema imunológico. “Além disso, sair ao ar livre pode ajudar a superar um momento de estagnação nos treinos — seja físico ou mental”, destaca.

Leia também:
Atividades outdoor envolve emoções – Beethoven de Ávila
Prática de Ciclismo Aumenta Durante a Pandemia
O emocional interfere nos treinos – Beethoven de Ávila

Do ponto de vista mental, se houver pouca motivação, treinar ao ar livre pode ser a mudança de ritmo necessária para voltar a querer que a próxima sessão de treino chegue logo. “Do ponto de vista físico, talvez seja necessário implementar equipamentos diferentes na rotina de treinos, e é possível fazer isso sem precisar de uma academia”, pontua Falda.

Pensando em ajudar quem quer adotar o hábito de treinar fora de casa e em ambientes abertos, o Freeletics reuniu algumas dicas para se exercitar ao ar livre e transformar o ambiente ao redor com ou sem equipamentos.

1. Bancos ou paredes baixas

Onde muitas pessoas veem um simples banco ou uma parede baixa, há uma ferramenta de treino. “Entretanto, em primeiro lugar, é importante determinar se o objeto é capaz de suportar os exercícios para evitar lesões e aproveitas os treinos ao máximo.”, alerta o especialista.

2. Poste ou árvore

Se o local de treino tiver uma árvore ou um poste robusto, é possível implementar facilmente alguns exercícios adicionais à rotina de treino.

Falda recomenda: “é preciso verificar se há bordas afiadas que possam danificar o elástico de resistência. Dica: enrolar uma toalha em torno da árvore para proteger o elástico de resistência (e a árvore).”

3. Parede

Usar a parede de um edifício próximo, uma cerca estável, ou até mesmo uma estrutura grande é uma maneira de ter apoio suficiente para fazer variações de exercícios.

4. Barra de Pullup

Há muitas opções por aí, mas é preciso se certificar de que a barra consegue suportar o peso corporal com segurança.

5. Levar os equipamentos para fora

Sabendo quais objetos podem servir como equipamentos, por que não levar alguns dos equipamentos mais leves para fora?

  • Corda de pular

É preciso certificar-se de que há espaço suficiente acima e ao redor. Evitar superfícies ásperas como concreto, pois elas podem danificar o cabo da corda.

  • Elásticos de resistência

Os elásticos de resistência podem ser usados em qualquer lugar. Eles podem ser ancorados em qualquer objeto estável, ou podem ser usados de forma independente. São a maneira ideal de adicionar resistência aos exercícios de peso corporal e levar os treinos ao próximo nível — até mesmo ao ar livre.

Freeletics é opção para quem quer treinar fora de casa

Guiado pela tecnologia de Inteligência Artificial (IA), o aplicativo oferece uma variedade de combinações de treinos quase infinita, que são criados especificamente para cada usuário, com com base nas informações que o algoritmo do coach inteligente aprende em cada exercício praticado.

Quem se inscreve seleciona suas três metas principais – como “perder peso”, “aliviar estresse”, “aumentar a resistência” e “melhorar sua força mental” – e indica nível de condicionamento, peso, altura e a forma como deseja realizar os exercícios – em casa, com ou sem equipamentos, e com ou sem corridas ao ar livre. Com esses dados, a tecnologia elabora uma jornada de treinos personalizada, que pode ser adaptada a qualquer hora, em qualquer dia.

 

Atualmente o preparador físico de IA mais inteligente, acessível e adaptável do mercado, o Freeletics oferece aos usuários total liberdade para escolher quando, onde e como querem se exercitar, proporcionando resultados de saúde e condicionamento físico ainda melhores a longo prazo.

Após encontrar um local ideal ao ar livre, é possível atualizar as configurações do app para que o Coach fique ciente e incorpore mais exercícios com equipamentos às sessões de treino. Ao atualizar as configurações e incluir equipamentos adicionais, o Coach poderá atribuir uma enorme variedade de treinos.

Este post é uma contribuição da Freeletics através da Motim – conteúdo criativo para o Portal BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais