Treinando resistência
*Beethoven de Ávila
Saudações amigas e amigos.
Mais uma semana e um novo assunto. Como pretendemos nos aprimorar sempre e pretendemos gastar mais energia, precisaremos nos capacitar a resistir mais tempo exercitando. Falaremos então sobre o treinamento de resistência, que podemos definir como as atividades que nos capacitam a manter movimentando por mais tempo sob a intensidade que nos programamos. Para além da definição, precisamos comentar que existem atividades diferentes segundo intensidades baixas, medianas, ou altas. Alta intensidade relacionaremos a um tempo menor de execução, medianas (de meio fundo) com conseguirmos manter por um tempo um pouco maior e as de baixa intensidade serão as que poderemos manter por um tempo muito maior.
Leia também:
Referenciais seguros e saudáveis – Beethoven de Ávila
O pensamento e filosofia para emagrecer – Beethoven de Ávila
Condicionamento físico com reabilitação – Beethoven de Ávila
Treinar resistência será necessário executar as três vias e possibilidades de “gastar energia”. Primeiro as atividades com pequenos estímulos de alta intensidade mas com intervalos para recuperação e várias repetições. Atividade com estímulos médios de duração mediana com alguns descansos e agora só algumas repetições. E finalmente atividades de maior duração com intensidade bem controlada e até leve. Lembro a todos, que dissemos antes que precisávamos de nos capacitar a gastar energia, assim o fortalecimento e os alongamentos são bases para podermos fazer esses treinamentos com propriedade e sucesso.
Sugiro que as atividades intensas durem até 30 segundos e muitos fortes com intervalos de recuperação até o controle e normalidade da respiração em até 9 repetições. As medianas durando até 3 minutos, também recuperando através do controle e normalidade da respiração com apenas 5 estímulos. Mas os de fundo, realmente de resistência, durando de 12 a 30 minutos inicialmente, para se gradualmente atingir uma hora de atividade sem parar.
Esta descrição geral esboça um programa de treinamento que DEVE ser criado e controlado por um Professor de Educação Física “Treinador”, que entenda como individualizar as intensidades e controlar as recuperações durante as sessões, para a semana, para o mês, para a vida e agenda do executante. As atividades podem ser de corrida, ciclismo, natação ou mesmo e muitas vezes com exercícios musculares ou com pesos. Tal montagem e planejamento de todas atividades devem se engajar a vida e trabalho do executante para compor um planilha ou documento que viabilize controlar as interferências, necessidades individuais e dirigir para o sucesso na melhoria do condicionamento e principalmente limitando a possibilidades de lesão ou cansaço inadequado.
*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.
Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas