Afta, gengivite e herpes labial ganham novo tratamento
Laser terapêutico é medida indolor mais usada nos consultórios de odontologia
A incorporação de métodos menos invasivos para diminuir a dor e o desconforto durante e após as intervenções odontológicas já é uma tendência nos consultórios odontológicos. Um desses métodos, e o mais utilizado por dentistas, é o laser terapêutico, que pode ser de baixa ou alta frequência. Com o laser, é possível tratar Hipersensibilidade Dentinária, Herpes Labial, Afta, Doença Periodontal, Mucosite Oral e DTM ou Disfunção Têmporo Mandibular.
A cirurgiã-dentista, especialista em implante e reabilitação oral, Dra. Regina Bregalda, explica que ‘’a energia do laser é absorvida pelas células doentes do corpo e aumenta a microcirculação local e restabelece a produção de ATP celular (energia). Isso porque o laser terapêutico ou de baixa potência possui ação anti-inflamatória, analgésica e estimula a regeneração celular. Em alguns casos, com apenas uma aplicação do laser já é possível diminuir a dor e retardar o avanço da doença’’.
Leia também:
Tratamentos ortodônticos depois dos 30 são pouco eficazes: Mito ou verdade?
Botox: tratamento alternativo e inovador para o bruxismo
Grávidas devem ficar atentas à higiene bucal
Uma das vantagens da laserterapia é o fato de não haver nenhum tipo de contraindicação, podendo ser utilizada em qualquer paciente, em conjunto com outros tratamentos convencionais, ou de maneira isolada. ‘’É maravilhoso você poder aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida de pacientes oncológicos, por exemplo. Pessoas que passam por processos de quimioterapia e radioterapia podem desenvolver edemas e principalmente a mucosite, que é a inflamação na parte interna da boca e região da garganta’’, conta Dra. Regina.
Como funciona a laserterapia para tratar cada doença:
Hipersensibilidade dentinária
Dor aguda de curta duração, que aparece quando a raiz do dente afetado fica exposta e entra em contato com alguns estímulos.
***A dor ou o incômodo causado pela hipersensibilidade dentinária pode melhorar com apenas uma aplicação de laser terapêutico, mas o tratamento pode variar entre três e cinco sessões.
Herpes Labial
Infecção causada pelo ‘’Vírus Herpes Simples’’, se caracteriza por lesões com aspecto de pequenas bolhas cheias de líquido. Surge nos lábios, pele ao redor e, em alguns casos, no interior da boca.
***O laser terapêutico reduz a carga viral, acelera a cicatrização, alivia a dor e repara os tecidos traumatizados. A laserterapia pode ser feita assim que surgirem os primeiros sintomas da herpes simples, como coceira no local, ou quando já está instalada a lesão. A aplicação deve ser feita por pelo menos três dias consecutivos e deve ser repetida todas as vezes que as lesões aparecerem. O laser reduz a incidência de crises e evita o uso de medicamentos.
Afta
Úlceras com formato oval, esbranquiçadas ou levemente amareladas, com as bordas vermelhas e tamanhos variados. Podem aparecer em toda a boca, mas são mais comuns na língua, parte interna dos lábios e bochechas.
*** O laser terapêutico alivia a dor e acelera a cicatrização das aftas. Pode ser aplicado também em crianças e é ideal para aqueles que apresentam muitas lesões causadas pelo atrito do aparelho ortodôntico com a mucosa. O laser auxilia na reparação do tecido e reduz o surgimento de feridas. Pode ser usado ainda como prevenção para melhorar a qualidade da mucosa e diminuir a frequência de aftas.
Doença Periodontal
Inflamação que afeta os tecidos que suportam o dente dentro da cavidade oral. A inflamação da gengiva está relacionada com diferentes problemas de saúde, atingindo principalmente pacientes diabéticos, além de ser uma das maiores causas da perda de dentes no mundo todo.
***Associado a um composto chamado fotossensibilizador, o laser terapêutico é importante aliado no combate a infecções orais por meio da terapia fotodinâmica (PDT). A técnica proporciona a diminuição do uso de antibióticos, prevenindo a resistência microbiana.
Mucosite Oral
Inflamação que afeta a parte interna da boca e a região da garganta, caracterizada por dolorosas úlceras e feridas. Muito comum em pacientes oncológicos, em tratamentos à base de quimioterapia ou radioterapia.
***A laserterapia pode e deve ser realizada de forma preventiva, antes do aparecimento de sintomas da mucosite. As aplicações do laser terapêutico podem ser feitas também para curar as lesões e eliminar dores e inflamações.
Disfunção Têmporo Mandibular (DTM)
Dor ou cansaço muscular na região lateral do rosto, dor ao abrir e fechar a boca, estalos e zumbidos no ouvido podem ser causados por problemas na articulação que une a mandíbula aos outros ossos da face, também conhecida por ‘’Articulação Têmporo Mandibular’’. Qualquer doença relacionada à ‘’Articulação Têmporo Mandibular’’ recebe o nome de ‘’Disfunção Têmporo Mandibular (DTM)’’.
Este post é uma contribuição da Dra Regina Bregalda para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar ODONTOLOGIA em Belo Horizonte