SAIBA QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS DE VESTIDOS DE NOIVA PARA 2015
Decotes profundos nas costas, mangas compridas e caídas sobre o ombro, tons diferentes de branco, rendas e bordados finos estão entre as opções para quem vai subir ao altar no segundo semestre deste ano. Estilista mineiro dá dicas para quem deseja usar o vestido dos sonhos.
O casamento é um dos momentos mais esperados na vida de várias mulheres e, quando se fala no vestido, as tendências e os formatos são diversos: manga caída ou longa, decote em “V”, detalhes no tule, uso de rendas e tecidos finos. Enquanto aumentam as possibilidades de vestidos, cresce também a dúvida das noivas sobre o modelo ideal, afinal, para o momento mais aguardado de suas vidas, não é nenhuma surpresa que elas queiram estar impecáveis.
Leia também
Coleção noivas e festas 2015 do estilista Giulliano Oliva
Dicas para escolher o vestido de noiva perfeito
Dicas para escolher o buquê de noiva
O estilista Giulliano Oliva, que recentemente lançou sua coleção de noivas e festas 2015, a “Jour Blanc”, inspirada na cor branca e toda a simplicidade e elegância que ela carrega, não abre mão do protocolo do “grande dia”. “A noiva tem sim que casar de branco, isso é indiscutível”, afirma.
Tanto é que sua nova coleção usa e abusa da cor branca nas versões off White, bianco sereno e glacial. Valorizando as costas femininas com decotes exuberantes e profundos, as peças são marcadas por camadas de tule e cetim chanel, bordados de micro-pérolas, renda chantilly e cristais boreais. Segundo Giulliano Oliva, uma marca registrada de suas peças de alta-costura é a atemporalidade. “Uma noiva que veste minhas peças hoje vai olhar as fotos daqui a alguns anos e dizer que ele ainda é lindo e o usaria de novo”, afirma. Porém, para criar peças que continuam atraindo os olhares mesmo com o passar dos tempos, ele destaca
que o grande desafio é não abrir mão de elementos básicos na confecção do vestido e que encantam qualquer mulher. “Brilho, delicadeza e peças que estejam de acordo com a personalidade da noiva”, cita.
Mesmo não abrindo mão do tradicional branco, o estilista, com ateliê localizado no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, é atento às tendências para as noivas que vão subir ao altar a partir de maio, mês considerado o ápice dos matrimônios. “O vestido com manga caída sobre o ombro chegou com tudo nesta alta temporada. Ele valoriza o colo e combina bastante com os mais diferentes estilos, como o romântico e o greco-romano”, cita. O famoso decote em “V”, acompanhado por tecidos e bordados delicados como a renda e aplicação de pedrarias, é fundamental, de acordo com o estilista, para mulheres que querem equilibrar romantismo e delicadeza com sensualidade. “É impossível dizer se é o romantismo ou a sensualidade que está em alta. Essas questões são muito particulares e subjetivas. A escolha do modelo vai depender da personalidade da noiva. O importante é que a peça traduza com fidelidade quem a usa”, revela Giulliano, que ao desenhar seus modelos, leva em conta não só o corpo e preferências da noiva, como também as peculiaridades do casamento. “Na hora do briefing, é necessário observar a temática e a decoração da recepção, se haverá cerimônia religiosa, se o casamento será diurno ou noturno, o local onde acontece e o que a noiva deseja transmitir aos convidados”, enumera Oliva.
Para aquelas que gostam de ousar, com a sensualidade na medida certa, o estilista recomenda o uso da fenda frontal ou transversal, presente em diversos desfiles que apontaram as tendências mais recentes. No entanto, aquelas noivinhas que são mais discretas, o ideal é a fenda menos profunda e que esteja localizada na lateral do vestido. “Ela é delicada, mais sutil e menos sensual”, diz. O modelo cropped, que também vem ganhando destaque, é outra aposta do Giulliano para sua nova coleção. “É um detalhe que deixa o vestido imponente, moderno e original, mas sem perder o poder e a classe de um vestido de noiva”, explica.
Como o inverno, outro modelo que também promete vestir muitas mulheres na estação mais fria do ano é o de mangas longas, que segundo o estilista, também é mais romântico, comportado e pode ter um decote em formato de coração ou em “V”, com rendas e bordados finos que podem ser aplicados, inclusive, em tules finíssimos, quase transparentes, que dão a impressão de que esses elementos estão fixados ao corpo feminino. “O resultado é um look delicado, elegante e inesquecível”.
PENTEADOS E BUQUÊS
Assim como os vestidos, vários são os penteados que literalmente estão fazendo a cabeça das noivas em 2015. De acordo com o estilista, os cabelos mais soltos são apontados como a principal tendência do ano. Além disso, segundo ele, o coque de trança, junto com uma tiara de flores de cristal, é outra tendência forte. “Existem novidades e tendências, mas é importantíssimo considerar que a escolha do penteado deve ser feita conforme o tipo de rosto da noiva, para que seja mantida uma harmonia entre seus traços fisionômicos e o cabelo”, ressalta.
Noivas de rosto redondo, por exemplo, devem evitar cabelos armados porque dão a impressão de rosto ainda mais cheio. Já o oval permite todos os penteados. O rosto quadrado, por sua vez, é ideal para penteados que deixam os cabelos mais cheios e arredondados.
Se o formato do rosto das noivas é crucial para a escolha do penteado, o buquê também não pode ser determinado sem que se leve em consideração o vestido. Para Giulliano, um modelo mais moderno pede flores de tons fortes, como as coloridas. “Uma super tendência, tanto para o buquê quanto para o arranjo do penteado, é a cor marsala, um tom de vinho mais puxado para o marrom, considerada a cor do ano de 2015 pela Pantone. O visual é ousado, mas confere personalidade e muita elegância”, indica.
A pele, conforme relata o estilista, é outro fator a ser considerado no momento da escolha do buquê. Flores com cores vivas, como o amarelo, por exemplo, caem super bem em mulheres morenas. Para as ruivas, cores quentes como a laranja realçam a beleza exótica e os tons mais claros, como rosa, combinam muito com as loiras. “Mas não há regra. O mais importante é que, em meio a tantas opções, a noiva se sinta valorizada e plena. Se a escolha do vestido, maquiagem, penteado, buquê e acessórios for acertada e leal à sua essência, com certeza, ela fará jus ao seu título de protagonista e terá todos os olhares no seu grande dia”, finaliza.
Este post é uma contribuição da assessoria do Ateliê Giulliano Oliva para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar VESTIDOS DE NOIVA em Belo Horizonte