Imagem: Mão foto criado por Racool_studio – br.freepik.com
Saiba quais são as causas da (xerostomia) boca seca e como tratar
Talvez você não esteja familiarizado com o termo xerostomia, mas com certeza já sentiu ou ouviu alguma reclamação acerca da boca seca. Essa condição, além de interferir na alimentação, dicção e deglutição, afeta o hálito e pode até causar diversas doenças.
Isso se dá porque, a saliva é um fluido extracelular composto por água, eletrólitos, muco, leucócitos – células de defesa –, células epiteliais, enzimas e agentes antimicrobianos como a Imunoglobulina A e a Lisozima.
Assim, além de desempenhar um importante papel na lubrificação dos tecidos moles e umedecendo os alimentos, ela também é responsável por fazer a proteção das estruturas orais e o processo digestivo.
Por isso, quando o paciente desenvolve algum tipo de desequilíbrio que afeta a produção salivar é possível que diversos problemas de saúde aconteçam – especialmente na cavidade oral –, como é o caso da:
- Cárie;
- Gengivite;
- Periodontite;
- Estomatite aftosa;
- Candidíase bucal, entre outras.
Deste modo, é muito importante procurar um plano odontológico para empresas e um dentista qualificado sempre que esse sintoma for notado.
O que é xerostomia e por que ela acontece?
Também conhecido como hipossialia ou hipossalivação, a xerostomia é o estado em que há uma redução importante na produção ou quantidade do fluxo salivar.
Essa condição é bastante subjetiva entre os pacientes, pois cada indivíduo pode produzir quantidades distintas desta secreção.
No entanto, a assialorreia pode ser desenvolvida por pessoas de todas as idades e gêneros, sendo mais comumente encontrada em pacientes do sexo feminino e com idade mais avançada.
A boca seca pode ser originada por diversas razões que vão desde condições ambientais, até predisposições genéticas e alimentares. Assim, entre as principais causas da xerostomia, temos:
Problemas nutricionais
A alimentação é capaz de determinar a eficiência no funcionamento de diversas partes do nosso organismo e com a produção salivar não é diferente.
Assim, a falta de vitamina A ou das substâncias do complexo B são capazes de causar o ressecamento da mucosa oral, produzindo ferimentos e deixando todas as estruturas expostas à doenças.
Doenças autoimunes
Patologias autoimunes dizem respeito a uma série de problemas que fazem com que os anticorpos, utilizados na proteção do nosso organismo contra agentes patológicos externos, impedindo que passem a atacar as nossas células saudáveis.
Neste caso, o corpo pode passar a prejudicar as glândulas salivares, provocando um estado de inflamação que força a interrupção da produção de saliva ou a diminuição na quantidade normal.
Efeitos colaterais de medicamentos
A realização de alguns tipos de tratamentos medicamentosos também pode alterar o funcionamento das glândulas salivares, fazendo com que o paciente passe a sofrer com a boca seca.
Os remédios que mais comumente causam esse efeito são os antidepressivos, antidiuréticos, antipsicóticos e os anti-hipertensivos.
Caso o paciente que consuma algum desses medicamentos passe a sentir o efeito da xerostomia, é muito importante consultar o plano odontológico para mei para passar por uma avaliação odontológica e encontrar uma solução apropriada para o problema.
Alterações hormonais
Tanto os problemas relacionados à tireoide – como a doença de Hashimoto – quanto às alterações hormonais causadas em decorrência da menopausa ou da gestação, podem provocar inúmeros desequilíbrios no organismo das pacientes e na produção salivar.
Maus hábitos
Através do plano odontológico para microempreendedor individual – ou outro tipo de assistência dentária – profissionais da área costumam mencionar os prejuízos gerados pelo tabagismo, etilismo ou respiração oral, que podem causar danos à saúde bucal.
Entre esses inúmeros impactos, esses hábitos podem acabar provocando o ressecamento da cavidade oral por problemas nas glândulas salivares, em decorrência da poliúria – urinar com frequência – ou mudança ocorrida na anatomia da face durante a respiração bucal.
Como tratar a boca seca?
Como visto anteriormente, a saliva é extremamente importante para a proteção da cavidade oral. Afinal, ela é capaz de auxiliar no combate aos fungos, vírus e bactérias que provocam o surgimento de cáries, da halitose, entre várias outras condições.
Por isso, investir em um plano odontológico empresarial preços para realizar consultas frequentes com o dentista, especialmente ao perceber o surgimento da xerostomia, é imprescindível para a manutenção do bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.
Isso porque, através dessas consultas, o profissional poderá identificar a origem do problema, indicando as melhores formas de solucionar a condição ou encaminhando o indivíduo para outros especialistas capazes de tratar dos desequilíbrios hormonais.
Além disso, saber sobre como funciona plano odontológico empresarial permitirá a realização de limpezas dentárias profissionais – para combater o acúmulo de bactérias bucais decorrentes da xerostomia – e aplicação do flúor, para proteger as dentições.
Desta forma, em conjunto com esse acompanhamento médico extremamente importante, algumas das melhores maneiras de combater a boca seca é manter-se sempre hidratado ao longo do dia.
Também é válido fazer o investimento em chicletes sem açúcares, bebendo chá de gengibre ou ainda investindo em uma solução artificial que visa lubrificar a cavidade oral assim como a saliva.
Este post é uma contribuição exclusiva da equipe do blog Conviva Melhor para o Portal BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas