Excesso de peso pode acentuar problemas bucais
Obesidade é fator de risco para gengivite
O excesso de peso eleva em 11% o risco de ter uma periodontite, e ser obeso eleva esse risco em 22%, é o que revela estudo apresentado em uma conferência da Associação Internacional de Pesquisa Dental (IADR) em junho deste ano. A periodontite é uma doença que começa com uma inflamação na gengiva e é caracterizada por danos no osso e nas fibras de sustentação dos dentes. Já o risco de ter uma periodontite de moderada a severa foi 12% maior entre os participantes com sobrepeso e 27% maior entre os obesos.
Leia também:
Dentes amarelos: como evitar e tratar
Você já ouviu falar em ATM ou DTM?
Problema de gengiva pode ser sintoma de diabetes
O estudo, coordenado pelo pesquisador Marco Peres, da Universidade de Adelaide, na Austrália, avaliou 539 brasileiros de 31 anos de idade que passaram por exames periodontais em 2013. A cirurgiã dentista Dra. Regina Bregalda explica que a pessoa obesa costuma ter uma resposta inflamatória exagerada e, como a doença de gengiva é uma doença inflamatória, a obesidade se torna um fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de problema.
Periodontite
A periodontite costuma acontecer na vida adulta, após os 30 anos, decorrente de uma gengivite não tratada ou mal curada. A placa bacteriana endurece e forma o cálculo gengival (tártaro), que afasta a gengiva dos dentes e cria uma bolsa periodontal. As bactérias entram pela gengiva e atingem o tecido ósseo dos dentes e as fibras de ligamento que os sustentam. Eles podem ficar moles e até cair.
Segundo a dentista, especialista em implantes e reabilitação oral, Dra. Regina Bregalda, as bactérias alojadas na gengiva se deslocam pelo organismo e se instalam em outros órgãos, prejudicando seu funcionamento. Nesse caso está o mais conhecido dos problemas, e o único que é, de fato, causado diretamente pela inflamação na boca: a endocardite bacteriana. ‘’Quando a bactéria da gengiva passa pela corrente sanguínea e cai na veias que levam sangue ao coração a membrana da válvula se infecciona’’.
DADOS:
Dados epidemiológicos estimam que 90% da população mundial têm gengivite e que 30% têm doença periodontal. Para manter a boca livre das bactérias é preciso escovar os dentes e usar o fio dental, no mínimo, duas vezes por dia.
Este post é uma contribuição da assessoria da Clínica Odontológica Dra. Regina Bregalda para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas