Portal BH Mulher
Image default
COLUNISTAS

Lidando com o Conflito na Era Digital – Art 2 _ Celina Reis

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

O Conflito e o Meio Adequado de Solução (MASC)

*Celina Reis

No primeiro artigo “O conflito é a mola mestra da mudança”, vimos que de fato o conflito é inerente à vida e pode ser resolvido de várias formas. É possível enfrentá-lo lançando mão de modelos onde um terceiro “decisor” trata a questão e dá a solução ou ainda utilizando modelos onde os envolvidos são os protagonistas e devem construir, durante o processo, a melhor solução.

No início dos tempos tínhamos a resolução de um conflito utilizando o “olho por olho, dente por dente”, a força física era a ferramenta utilizada para se atingir um objetivo. Evoluímos e trouxemos o Estado com o propósito de, através do pacto social, termos segurança e proteção. Um Estado promovendo a justiça.

No entanto, o conflito desabrocha como as flores na primavera. Divergências de pensamentos, opiniões, interesses, estão germinando a todo o instante e nas mais variadas situações. Em uma rosa temos a flor e os espinhos e a ausência de um, impacta na vida do outro.

Para Karl Marx o conflito é a divisão em dois lados, grupos sociais com interesses divergentes e opostos. Temos a classe dominante e a classe trabalhadora, onde o poder se faz presente na primeira classe e a subserviência na segunda. Essa oposição aparece claramente, nos dias de hoje, pois o sucesso de uma classe está intrinsecamente ligado à dominação que exercerá em relação à outra. A riqueza de uma, depende da pobreza da outra e a ascensão dessa classe mais deficitária acarreta a ausência de mão de obra propulsora da riqueza da mais empoderada.

Antes de avançarmos, vamos fazer uma experiência. Feche seus olhos e pense em pelo menos três sinônimos da palavra “conflito” e logo após pense em três antônimos.

Quando pensamos sobre o significado de “Conflito”, imediatamente trazemos à mente, na maioria das vezes, a oposição como núcleo e o sentido negativo como característica (disputa violenta, antagonismo, enfrentamento, discussão, entre outros). Fico tentada em apostar que pelo menos duas das palavras que vieram a sua mente estão contidas em cada uma das colunas da tabela abaixo.

Dê uma olhada na tabela e me diga, ganhei a aposta?

TABELA CONFLITO BH MULHER

Esse modelo de pensamento está ultrapassado. Quando vemos um conflito como algo necessariamente negativo, assumimos um estado de ataque e defesa e não há nada pior do que enfrentar uma situação previamente na defensiva. Este estado de espírito impossibilita ouvir o que a outra parte tem a dizer e impede a leitura das entrelinhas, das emoções e da finalidade de cada atitude ou comportamento.

Os Meios Adequados de Solução de Conflito (MASC) envolvem vários modelos como a Mediação, a Negociação, a Arbitragem, a Conciliação, entre outros.

Esses modelos têm suas especificidades e seus processos, e a forma como acontecem determina o método escolhido na busca da resolução do conflito.

Cada método traz um conjunto de processos que devem atender aos requisitos de cada modelo.

Logo, é necessário percorrer etapas cumprindo procedimentos que se alternam enquanto a rota escolhida é trilhada como a mais adequada para certa demanda.

Essa percepção trouxe um olhar diferenciado para a forma mais antiga de se buscar uma solução, a negociação. Este é o modelo mais utilizado no nosso dia a dia, já que a todo momento negociamos algo, de forma direta ou indireta, em busca de acordos e pactos.

Com a intenção de aproximarmos dessa nova visão de justiça onde se procura tratar as questões utilizando a autocomposição na busca da pacificação do caso, convido você a embrenharmos pelo mundo da “Negociação” no próximo artigo.

*Celina Reis é consultora organizacional, mediadora de conflitos, bacharel em Tecnologia, pós-graduada em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação e bacharel em Direito pela PUC Minas.

Este post é uma contribuição exclusiva de Celina Reis para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais