Medo de falar em público, de onde vem?
*Daiana Demenighi
Durante muitos anos de minha vida passei por grandes apertos na hora de me expôr em público. Em reuniões de trabalho, apresentações na faculdade e mesmo em rodas de amigos, quando chamavam meu nome, eu simplesmente estremecia. Ficava tão aflita que perdia o ar, meu rosto ficava vermelho, enquanto minhas mãos estavam geladas. Eu simplesmente travava e não conseguia me expressar. Levava alguns longos minutos até passar aquela sensação. E depois eu me culpava.
Você já se sentiu assim? Sabe do que estou falando né…aquela sensação de incapacidade de falar em público!
E se eu te disser que nunca mais senti isso?
Assim como tudo na vida, a arte de falar em público pode ser desenvolvida. Gosto de afirmar que todas as competências que temos são como músculos: precisam ser desenvolvidas, trabalhadas e ativadas. Poucas pessoas nascem com habilidades inatas, a maioria precisa desenvolver suas competências, as que mais fazem sentido em sua vida.
Quando uma pessoa trava na hora de se expôr, existem muitas questões por trás disso. Muita gente acha que é por timidez. Mas não só timidez. Se aprofundarmos nessa questão, podemos entender que a timidez vem da baixa autoconfiança, que é alimentada por um medo. O medo sempre está por trás de todas as ações não concluídas ou evitadas. O medo gerencia nosso estado emocional de uma forma catastrófica. O medo paralisa.
Lembre-se da última vez que teve que falar em público, ou se expôr para um grupo. Quais eram seus pensamentos no momento? Qual medo estava por trás do “medo de falar em público”? Existem alguns medos que vou citar abaixo, os quais são grandes vilões:
- Medo de ser rejeitado
- Medo de ser julgado
- Medo de ser criticado
- Medo de não ser aceito
- Medo de não ser reconhecido
Identifique qual seu maior medo na hora de expôr suas ideias ou de falar para uma platéia, seja grande ou pequena. O primeiro passo para quebrar a barreira é identificar qual medo está te travando. Em seguida podemos entender que grande parte dos nossos medos são provenientes de nosso diálogo interno, de nossa mente! Quando pensamos que as pessoas vão nos julgar, podemos identificar um pensamento distorcido aí: Perceba: Não são as pessoas que estão nos julgando, mas sim, o pensamento de que as pessoas vão me julgar. Eu crio a realidade. As pessoas podem nem estar se importando comigo no momento, muitas vezes eu mesma estou tão preocupada com o medo de ser criticada, que crio uma realidade acerca das pessoas que estão me ouvindo.
Desta forma, convido vocês a refletirem sobre seus medos e observarem seus pensamentos no momento do medo. O que sua mente está te falando?
A origem do nosso medo de falar em público, muitas vezes, está numa mente autocrítica e inquieta!
Pense nisso!
Para saber mais sobre esse e outros assuntos que te travam, fale comigo!
*Daiana Demenighi é Coach e Líder Coach formada pela Instituição Internacional Condor Blanco (Chile), tecnóloga e assistente em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas pela Unisinos e Ftec RS, formada em Liderança e Consultoria de Projetos de Vida, gerente de Equipes de Vendas pela Forever Living Internacional e com cursos de Gerencia de Negócios e PNL pelo método de Antony Robbins.
Atua como Coach para MULHERES E EQUIPES DE VENDAS.
Atendimento on line para todo o Brasil e presencial em Belo Horizonte.
Contatos: (31) 98341 6116
e-mail: daiana.raquel@hotmail.com
Clique aqui para ver todos os artigos de Daiana Demenighi
Este post é uma contribuição exclusiva de Daiana Demenighi para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas