Dieta Low Carb
Mais do que uma Dieta, a Low Carb é um Estilo de Vida
Muitas vezes indicada para perda de peso e para pacientes diabéticos, a Dieta Low Carb é um programa alimentar que restringe a ingestão de carboidratos.
Ao contrário do que muita gente pensa, não existem vários tipos de dieta low carb. O que existe é a mudança na cota de carboidrato a ser ingerido por cada pessoa, que deve ser calculada individualmente e também as variações de acordo com os tipos de carboidratos permitidos. Essa variação acontece de acordo com o profissional que prescreve.
No geral a pessoa deve consumir carboidratos complexos e os naturais, ou seja, os extraídos das frutas, legumes e verduras. É importante dizer também que todas as refeições ao longo do dia, devem ser alteradas e a cota de carboidratos diária para quem quer perder peso é de 40 a 80g por dia.
“Não existe um tempo máximo para a low carb”- Diz a Dra. Bruna Marisa, médica, pós graduada e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia. – “O que fazemos é mudar as cotas de carboidratos ao longo da evolução e das necessidades de cada paciente. O ideal é sempre evitar os exageros na alimentação.”
Os estudos não mostram diferenças em perda de peso a longo prazo, comparado com as dietas hipocalóricas. A dieta ideal é aquela que o paciente consegue ter boa adesão. “Na consulta e fazendo o recordatório alimentar, teremos condições de indicar a dieta que mais se adapta a cada perfil de paciente.”, diz a Dra. Bruna que é fã dessa dieta, e a adotou como estilo de vida.
A Dieta Low Carb é contraindicada para crianças e gestantes. Idosos só podem fazer com acompanhamento médico e nutricional minucioso.
Devemos dizer também que a dieta low carb, pode causar no início, uma diminuição da energia e do rendimento físico, então, no caso de atletas e esportistas, deve ser analisado caso a caso.
Outra observação importante é que diabéticos também se beneficiam dessa dieta, mas antes de inicia-la, o paciente deve ser consultado pelo seu endocrinologista, para ajustes de medicações orais e insulina.
Este post é uma contribuição Dra. Bruna Marisa Soares para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas