Lifting de mama: como é feita a cirurgia de correção da flacidez dos seios
O lifting de mama é o procedimento ideal se você procura levantar as mamas sem perder o volume.
Muitas mulheres consideram os seios uma das partes mais importantes do seu corpo, e podem ter muitos problemas relacionados a auto estima quando se deparam com as mamas caídas.
Entretanto, para manter os seios volumosos, levantados e sem flacidez pode ser uma tarefa complicada. Com o tempo é normal que as mamas caiam, isso ocorre por uma série de fatores, como: idade, genética, tamanho dos seios, uso de sutiã e a própria força da gravidade.
Apesar de vários fatores contribuírem para isso, é possível manter essa região com um aspecto belo e jovem novamente. Uma das técnicas que podem proporcionar isso é o lifting de mama (ou mastopexia), que levanta a mama, retira toda a sua flacidez e recupera sua firmeza.
Ficou curiosa em saber mais sobre esse procedimento estético? Leia o nosso artigo para entender mais sobre essa técnica correção da flacidez dos seios que vai levantar a sua mama.
O que é o lifting de mama?
O lifting de mama, mas que também pode ser chamado de mastopexia, é um procedimento cirúrgico capaz de levantar os seios e reverter o caimento natural da mama.
Essa técnica reposiciona a aréola e retira o excesso de pele da região da mama, o que levanta ela e deixa com uma aparência mais jovial. Se necessário são retiradas partes glândulas e tecido adiposo em casos de seios muito volumosos.
Para quem é indicada a realização dessa cirurgia?
Esse procedimento é indicado para mulheres que apresentam flacidez nas mamas, tem seios assimétricos ou seios caídos. Geralmente mulheres fazem esse procedimento após oscilações de peso, múltiplas gestações ou questões genéticas.
A maioria das pacientes realizam essa cirurgia por questões estéticas, pois não estão satisfeitas com a sua aparência, tamanho ou forma dos seus seios. Isso pode acarretar uma série de insatisfações com o próprio corpo, como usar uma roupa mais decotada ou usar um biquíni na praia.
Como é feito esse procedimento?
A realização da mastopexia começa com uma anestesia geral com sedação. O médico então vai marcar as áreas da mama em que será removido todo o excesso de pele.
Após isso, serão feitas incisões nas áreas demarcadas. Geralmente, elas são ao redor dos mamilos e se estendem em uma linha vertical até a base do seio podendo formar um T invertido ao redor da base. Isso tudo, vai depender da quantidade de pele que vai ser retirada na cirurgia e do formato das mamas. Diferentes mamas, podem demandar técnicas diferentes.
Toda pele será removida e suturas realizadas. A mama vai apresentar um novo aspecto, firme e levantada, com o formato desejado.
Mastopexia com prótese ou sem prótese?
A cirurgia plástica nos seios pode ser feita de duas formas: com prótese ou sem prótese de silicone. O procedimento é igual ao de mamoplastia de aumento. Porém, a diferença é que as próteses são sempre bem menores que as usadas na mamoplastia de aumento (por conta do peso, para que as mamas não voltem a ceder).
A estratégia a ser escolhida, vai ser feito em conjunto com o cirurgião plástico. Ele e a paciente vão sentar juntos e analisar as opções de acordo com o desejo da paciente e as possibilidades disponíveis. As vezes as pacientes têm desejos irreais, que como o seu biótipo, o resultado não seria atingido e cabe ao médico alertar isso.
Nesses casos o ideal é colocar uma prótese pequena, a fim de dar mais firmeza a mama. Não deve ser colocado uma quantidade muito grande de
silicone, pois pode haver novamente um caimento dos seios.
Como é a preparação para esta cirurgia?
Antes de realizar essa cirurgia, a paciente deve conversar com o médico cirurgião que vai realizar a cirurgia e tirar todas as dúvidas possíveis que ela possa ter. Antes de mais nada, o médico vai passar uma bateria de exames para ter certeza que a paciente está em condições de passar por uma cirurgia.
Os exames mais comuns são: um hemograma completo e teste de coagulação de sangue. É recomendado também, que seja feita a avaliação da mama através de ultrassom e mamografia. O objetivo é constatar se não há nenhum nódulo ou cisto na região.
Bebidas alcoólicas e o cigarro (para pacientes fumantes) devem ser evitados por pelo menos 1 mês antes e depois da cirurgia. Toda pessoa fumante é considerado um paciente de risco em qualquer cirurgia.
O médico vai auxiliar na interrupção de alguns medicamentos de uso contínuo para não aumentar os riscos associados a eles. Anti-inflamatórios e anticoagulantes não devem ser tomados antes do procedimento.
Como é a recuperação desse procedimento?
A recuperação dessa operação deve ser feita com bastante cuidado, para não gerar estresses e piorar a situação. Segue algumas dicas mais comuns para esse período:
- Evite fazer exercícios físicos ou atividades que gerem esforço após o procedimento. Evite caminhadas longas e não suba escadas.
- Não durma de barriga para baixo ou de lado por pelo menos 30 dias após a sua realização.
- Evite exposição ao sol depois da cirurgia. Caso a exposição ocorra, utilize protetor solar acima do fator 30. Use roupas que diminua o contato com os raios UV.
- Use sutiã cirúrgico, sem costuras ou peças de metal, durante as 24 horas do primeiro mês, após a cirurgia.
- Faça uma alimentação saudável e balanceada. Evite comer alimentos gordurosos e ricos em carboidratos. De preferência como legumes, frutas e carnes brancas.
Se todos esses passos forem realizados, as chances de ter um resultado satisfatório são maiores.
Os primeiros resultados podem ser vistos após o primeiro mês da sua realização. A mulher é liberada voltar ao seu trabalho após 20 dias do procedimento. Somente após 40 dias da sua realização é possível voltar a dirigir e fazer exercícios físicos leves.
Quanto tempo dura o resultado da cirurgia?
Não é possível predizer o tempo que o resultado vai permanecer.
Entretanto, para que o resultado dure alguns anos para, é necessário realizar alguns cuidados, mas é importante frisar que independente do caso, um dia eles voltaram a cair novamente.
Evitar ter muitas oscilações de peso, pode contribuir para evitar o excesso de pele, o que faz com que retorne a flacidez da região. Use o sutiã corretamente todos os dias.
Gostou de saber mais sobre essa cirurgia que pode remodelar os seus seios? Comente e diga o que achou. Nos acompanhe e não perca mais nenhum artigo.
Este post é uma contribuição AesCare para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas