Dicas e filosofia para se fortalecer
*Beethoven de Ávila
Saudações leitoras e leitores. Estamos numa sequência de textos sobre fortalecer e capacitar o corpo, como formas de se preparar para gastar mais energia e assim emagrecer. Todo pensamento e conduta para se conseguir diminuir a massa corporal com saúde, passa a ser o de se obter o balanço calórico negativo (também já referido) para haver o emagrecimento. Informamos também que não devemos permanecer muito tempo gastando mais energia do que a que ingerimos, por não ser saudável nem exatamente viável. Assim contabilizar a energia que administramos no nosso corpo, hora gastando com atividades formais ou mesmo com a vida em geral (gasto calórico) e hora reservando por meio de toda ingestão de alimentos deve ser intermediada primariamente pela energia que nosso corpo necessita para se manter funcionando basicamente. A esta quantidade de energia nomeamos “metabolismo de repouso”. Resumindo: gastamos energia com movimentos do corpo em geral, com o metabolismo de repouso e ingerimos energia com a alimentação.
Fica evidente pensar e constatar que gastaremos mais energia se o metabolismo de repouso for maior. Quando nosso corpo cresce ou fica mais forte gasta mais energia para formar e para manter uma estrutura óssea e muscular aumentada. Mais relevante e importante se torna fortalecer nosso organismo para termos como gastar mais energia. Fortalecer nosso corpo aumenta nosso metabolismo de repouso.
Somente gastando energia com movimentos pouco intensos (fáceis) e de longa duração não promoveremos um aumento da nossa estrutura corporal muito relevante, dado que estaremos somente praticando atividades relativamente suaves que nosso corpo já consegue suportar. Vamos então à prática: precisaremos de intensidade e força que não estamos normalmente sujeitos para provocarmos o corpo a se fortalecer. Serão necessários movimentos de seguimentos corporais isolados e de movimentos abrangentes (gerais), que nos promovam práticas intensas e assim desenvolver estímulos de fortalecimento. Teremos que ter tempos de exercícios intensos que sejam suportáveis e que também não sejam lesionantes.
Vamos com fé, exercícios de fortalecimento são básicos e necessários para toda a saúde, mas principalmente para se conseguir emagrecer com saúde.
*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor e treinador em Mountain Bike.
Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas