Extração tardia do dente siso traz complicações à saúde
Idosos são os mais afetados
Os dentes do siso ou os do juízo, como são também popularmente chamados os terceiros molares, costumam nascer mais tarde, localizados no final da arcada dentária e, na maioria dos casos, devem ser extraídos para não causarem complicações à estrutura óssea e à saúde de um modo geral, segundo informações divulgadas pelo Conselho Federal de Odontologia.
O problema acontece, segundo a cirurgiã-dentista, Dra. Regina Bregalda, especialista em implante e reabilitação oral, quando não há espaço suficiente na boca para o crescimento do siso, prejudicando assim a boa higienização e mastigação. Nesse caso, é possível ocorrer o surgimento de cáries ou doenças gengivais, afetando mais tarde a estrutura óssea da arcada dentária.
Leia também:
Tratamentos ortodônticos depois dos 30 são pouco eficazes: Mito ou verdade?
Dicas para ter uma saúde bucal em dia
Grávidas devem ficar atentas à higiene bucal
Após os 30 anos de idade, os terceiros molares se juntam com os ossos maxilares e a incidência de infecções pós-operatórios, para retirada do siso, é muito maior. Dra. Regina Bregalda explica que em pacientes acima de 60 anos, a situação pode ser ainda mais complicada e o cuidado deve ser redobrado. ‘’Nos idosos, há chances de um quadro de degeneração intraóssea e formações de pequenos focos de infecção, o que, além de afetar a saúde bucal do idoso, acaba expondo-o a riscos mais graves, como infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.’’ Um estudo realizado nos Estados Unidos e na Inglaterra constatou que a presença de focos infecciosos na boca e ossos maxilares está diretamente ligada ao aumento de infartos e AVC.
O ideal é que o procedimento de extração ocorra entre os 15 e 20 anos e a indicação é visitar frequentemente o dentista e seguir as suas indicações. Se não houver espaço suficiente na boca, o mais adequado é extrair os dentes do siso, para evitar o risco de desenvolver problemas mais sérios. Maus hábitos na higienização podem agravar problemas como cáries, halitose, doenças da gengiva e no aparelho digestivo, além de infecções e inflamações na região do siso.
Este post é uma contribuição da assessoria da Dra Regina Bregalda para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar ODONTOLOGIA em Belo Horizonte