Toda Mulher precisa estar atenta aos Exames de Rotina
Muitas pessoas não sabem como cuidar da saúde. Deixam para trás cuidados muito importantes. Alguns exames devem ser feitos todos os anos. É importante ficar atenta aos sinais do corpo e a qualquer mudança, procurar o médico.
Estes cuidados não são suficientes para uma saúde adequada. Toda mulher precisa ter uma agenda com as programações especiais, onde estão as realizações de exames de rotina. Os exames são importantes para se detectar possíveis doenças ou anomalias.
Leia também:
Conheça as cinco doenças mais comuns no sexo feminino
Cistos Mamários acometem 10 em cada 100 mulheres entre 35 e 50 anos de idade
Exames de rotina importantes, que toda mulher deve fazer
Então conheça alguns exames de rotina importantes, que toda mulher deve fazer para ter uma saúde perfeita, se precavendo de doenças.
Ultrassom Pélvico ou Ecografia Ginecológica
Ultrassonografia simples do abdômen. É aconselhável, antes do exame tomar 8 copos de água para o sucesso do exame. Esse procedimento melhora a visualização do interior do abdômen, útero e ovários. Com a realização desse exame é possível avaliar alterações e/ou lesões.
Papanicolau
É uma inspeção do colo uterino para coletar muco cervical. É uma avaliação para detectar possíveis infecções por fungos, bactérias e o vírus HIV. É recomendável fazer o exame anualmente, após o início da atividade sexual.
Densitometria Óssea
A partir do início da menopausa, o exame deve ser feito uma vez por ano. Assim é possível prevenir ou detectar a osteoporose ou fraturas ósseas, por meio da medição dos ossos e a comparação entre idade e sexo do paciente.
Ressonância magnética
A ressonância magnética analisa a anatomia do corpo e aponta com precisão tumores, doenças degenerativas, traumas e coágulos. Analisando as imagens que a máquina capta, o médico produz um laudo sobre o observado.
Mamografia
O processo é feito sobre uma máquina. As mamas são comprimidas e assim são captadas imagens em raio X. O objetivo desse exame é detectar
precocemente tumores na mama. A mamografia é um procedimento rápido, simples e não exige repouso do paciente, podendo voltar às atividades diárias logo após o exame. Deve ser feito entre 35 a 40 anos de idade e após os 40 anos, deve ser realizado a cada ano.
Ultrassom Transvaginal
Este exame consiste na realização de uma ultrassonografia no interior da vagina. Um pequeno bastão é introduzido, liberando ondas em altas frequências, que são lidas por um computador e transformadas em vídeo. Assim o médico tem uma visualização mais clara, detectando qualquer doença ginecológica. O exame deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos.
Este post é uma contribuição da Agência St para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.