É preciso ir além
Camila Pellucci
Uma das incertezas da nossa sociedade atual é a relação direta entre felicidade e bens materiais.
Vivemos em uma sociedade sob o império do Capital, sob o julgo do consumismo. Por vezes é quase impossível refletirmos de forma mais profunda sobre nossas necessidades íntimas, interiores, transcendentais. Estamos cercados de bens e entretenimentos que “enchem” nossos olhos e ocupam por demais nosso tempo.
É urgente irmos além!
A vida física é breve e não estamos nela à passeio. Imaginemos-nos numa escola, onde precisamos cumprir necessariamente nossa formação. Não há tempo a perder.
A única certeza que temos em nossas vidas – a morte – não é objeto de discussão ou reflexão. Será uma defesa ? Uma forma de não justificarmos o excessivo acumulo material ? A clara constatação de sua inutilidade? Precisamos dar um passo à frente, precisamos ir além.
Devemos avaliar essa busca incessante por algo que comumente não nos completa, que não alivia efetivamente um vazio que persiste, apesar de.
O desespero têm tem levado crianças, adultos e idosos a abandonar suas próprias vidas.
O que nos falta?
Talvez uma conscientização maior de nosso papel como seres divinos; uma verdade perene que de sentido às coisas da vida; uma conexão com algo maior, transcendental, superior. Algo que seja capaz de tocar nosso coração, curar feridas e justificar a nossa estadia aqui.
Havemos de encontrar o equilíbrio, o caminho do meio, como nos ensina Sidarta Gautama, o Buda. Nesse processo, o encontro com nós mesmos é fundamental na busca de alternativas capazes de nos colocar em um novo patamar existencial.
Ampliemos nossa consciência e encontraremos as respostas que nos levarão à compreensão de nossa verdadeira natureza: a espiritual.
Segue abaixo algumas indicações de leituras pertinentes ao tema para ampliar a reflexão.
- Palestras: “Você é você mesmo?” (palestra professor Laércio Fonseca).
- Filme: Quem somos nós.
- Poema: “Ainda ontem Pensava que não era” ( Khalil Gibram).
Este post é uma contribuição exclusiva da Camila Pellucci para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas