Portal BH Mulher
Image default
COLUNISTAS

Treino regenerativo é bom e necessário – Beethoven de Ávila

Imagem: Foto Beethoven de Ávila / Arquivo Pessoal

Recuperar e reabilitar para treinar bem

*Beethoven de Ávila

Saudações leitoras e leitores.

Finalmente o ano brasileiro começou, teremos um período mais dedicado a nossa vida produtiva em todos sentidos. Passado as férias e o carnaval, período que descansamos, passamos a buscar mais efetivamente os resultados que pretendemos com nossos treinos e atividades físicas. Vamos então demandar prontidão para aumentarmos a intensidade (Leia aqui: Um exemplo de treino de resistência – Beethoven de Ávila) nos nossos treinos. Precisaremos usar bem nosso tempo entre estímulo (atividade) e recuperação para promovermos nossos objetivos.

Leia também:
A interferência da regeneração ou descanso – Beethoven de Ávila
Retorno aos treinos: cuidado com a empolgação – Beethoven de Ávila
Fortalecimento corporal – Beethoven de Ávila

Sim, sem estarmos recuperados dos desgastes ou stress dos treinos (e mesmo da vida) não conseguiremos fazer uma efetiva intensidade positiva de treinos, nem no que diz respeito a cada uma das séries de estímulo, nem de cada sessão completada e evidentemente nem de cada período ou ciclo de treinamentos. Só faremos progresso ou aumento de condicionamento, se a cada estímulo que formos fazer estivermos plenos de capacidade de executá-los.

Recuperar é se capacitar a executar novamente. É providenciar um foco ou habilidade de ir viabilizando o seu uso melhorado e até aumentado dos recursos necessários (recursos ergogênicos). Precisamos introduzir no treino os momentos e atividades que nos recuperam a capacidade de executar. Por isso usamos a estrutura de séries ou intervalos, que providenciam um tempo de atividade e outro de recuperação, dentro de cada treino, entre os dias de treinos e importantemente entre períodos de treinos.

Teremos assim momentos de descanso (paradas mesmo) de treino, recuperação em cada noite de sono e períodos completos de atividade regenerativas que até podemos dizer que sejam reabilitadoras. Treinos regenerativos são bem aceitos e muito utilizados atualmente. Podem ser utilizados depois de um período de treinos mais desgastantes, depois de competições extenuantes, para se consolidar uma etapa cumprida no aumento de intensidade (ou cargas) de treinos e algumas vezes como período de recomeço de atividades como este agora depois das férias (Leia aqui: Cuidados para recomeçar os treinos depois das férias – Beethoven de Ávila) e carnaval.

Queremos evoluir e assim a cada etapa cumprida devemos ter um período de consolidação e confirmação dos resultados obtidos. Para isto precisaremos ter testes de capacidade a cada etapa dessas citadas evidentemente com o corpo descansado para executar em plenitude aquilo que se evoluiu. As atividades ou treinos regenerativos (Leia aqui: A interferência da regeneração ou descanso – Beethoven de Ávila) podem ser apenas de descanso, mas também tem que ser adaptadas ao condicionamento ou capacidade de cada atleta, a sua atividade específica e principalmente com relação ao ambiente que ela(e) terá na atividade alvo que vai realizar. Precisamos lembrar que só dormir ou ficar parado não é exatamente reabilitador.

Fazendo um resumo temos que definir e executar bem os intervalos entre as séries (pausas). Estabelecer com correção atividades e tempos de volta a calma, bem como atividades recuperadoras para cada dia de treino, possivelmente com alongamentos brandos e atividades coordenadas para relaxamento. Estabelecer e realizar os tempos de sono e recuperação diários. Programar os tempos e conteúdos das dietas para se viabilizar recursos nutritivos que sejam reabilitadores e mesmo formadores. Realizar uma rotina de hidratação competente. Introduzir períodos de atividades reabilitadoras ou regenerativas para ciclos determinados. Tudo isso com intensidade e tempos definidos para não faltar nem ‘sobrar” descanso.

Como conclusão temos que dizer que o treino deve ser estressante e cansativo o bastante para gerar a necessidade do seu corpo se adaptar, se capacitando a suportar o estímulo e criando recursos para supera-los. Mas a viabilidade de se fazer a cada sessão ou a cada atividade vem do seu corpo e metabolismo estar recuperado, pronto para realizar. E como queremos realizar mais, precisamos recuperar, reabilitar com competência. Os períodos e atividades “regenerativos” são os possibilitadores da sequencia das atividades de treinamento e capacitação.

*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.

Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br

Coluna Personal Training por Beethoven de Ávila BH Mulher
Clique aqui para ver todos os artigos de Beethoven de Ávila
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher

Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.

dicas bh

 

 

Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais