Cabelos no inverno – 5 dicas valiosas para os cabelos não ressecarem
“O banho quente e a baixa umidade da estação fazem a tempestade perfeita”, explica Felipe Nolasco, hair stylist do Top Milano
O inverno está chegando e junto com ele vem a preocupação em como deixar os cabelos saudáveis. Nem todas as mulheres podem estar semanalmente no salão de beleza. Portanto, cuidados básicos podem ajudar a prevenir e tratar o ressecamento. “O banho quente aliado a baixa umidade da estação fazem a tempestade perfeita. Num primeiro momento temos o cabelo mais ressecado e a médio prazo o aumento da produção de oleosidade, já que ao removê-la o corpo entende que deve aumentar a sua produção, o que provoca o aparecimento de caspa”, explica Felipe Nolasco, hair stylist do Top Milano. O profissional lista 5 dicas valiosas para as mulheres continuarem com os cabelos hidratados no inverno.
1 – Evitar banho muito quente
Em razão da baixa temperatura é natural deixar a água do chuveiro numa temperatura mais quente, acima de 35°. Além do envelhecimento da pele, a água quente causa o ressecamento do couro cabeludo e do fio. O corpo entende que é preciso produzir mais oleosidade e neste momento surge a caspa. O ideal é tomar um banho morno, abaixo de 30° e com tempo inferior a 5 minutos.
2 – Umectação
Este tratamento é realizado antes do banho. É preciso banhar os cabelos com óleos de tratamento de boa qualidade, no comprimento e nas pontas. Deixa agir por 15 minutos e depois é realizada uma lavagem no banho para a retirada do produto. O tratamento pode ser realizado no máximo a cada dois dias.
3 – Hidratação
Este procedimento é o mais disseminado e já faz parte do dia a dia do público feminino. É realizado em casa ou no salão de beleza por um profissional capacitado. Pode ser feito com queratina, proteínas, vitaminas, extrato de seda, óleos vegetais, ceramidas, silicone ou lanolina. Periodicidade mensal para cabelos de normais a oleosos e quinzenal para cabelos secos. O ideal é que seja feito em um salão de beleza, pois o excesso de algumas substâncias como a queratina, por exemplo, pode provocar a quebra dos fios.
4 – BB cream
Originalmente criado para tratamento da pele o BB Cream capilar vem ganhando credibilidade desde 2013, principalmente pelos resultados que produz e a praticidade de uso. O creme pode ser usado como protetor térmico, ou seja, antes do uso da chapinha, máscara de tratamento ou até mesmo uso diário, para proteção do vento e do sol. É recomendado para todos os tipos de cabelo.
5 – Nutrição
Essencial para todos os tipos de cabelos, consiste no tratamento com máscaras capilares que possuam maior quantidade de óleos. A periodicidade deve ser indicada por um profissional, pois a aplicação excessiva deixa os cabelos opacos.
Este post é uma contribuição da Gueratto Press para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.