Dicas para manter a saúde mental no período de isolamento
*Isabela Capelão
Desde que o novo Corona vírus se espalhou e a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia, o mundo se transformou.
Cuidar da saúde mental e emocional se tornou primordial, pois essa pausa compulsória tem sido um fator de ansiedade para todos, sobretudo por não sabermos até quando vai durar essa situação. São muitas as preocupações que ocupam nossa mente nesse momento: com a saúde, com os idosos, com os empregos, com a nossa família, com a nossa vida social e financeira, com a economia do nosso país. E essa situação gera um sentimento de insegurança e incerteza, além de conflitos de opiniões.
Quanto mais encontrarmos estratégias e mais nos fortalecermos, melhor será. Leia abaixo algumas dicas para lidar com ansiedade e estresse diante da pandemia:
1) Filtre as informações: Controle a quantidade e qualidade das informações que chega até você. Esse excesso de informações e opiniões, muitas das quais são até Fake News aumentam ainda mais o desgaste emocional. É importante manter-se informado e saber o que está acontecendo, inclusive para tomar as ações necessárias no momento. Procure fontes confiáveis e não compartilhe tudo que recebe, senão vira um ciclo e propagação de medo e angustia.
2) Aceite a realidade: sentir medo e ansiedade numa situação dessas é totalmente normal, então permita-se ser humano. O que precisa ser controlado é o desespero, para que ele não se transforme em pânico e encontradas maneiras para aliviar as emoções negativas. Se não consegue fazer isso sozinho agora, tudo bem. Procure uma terapia.
3) Planeje sua rotina: É importante o planejamento das ações no início do dia ou semana, para manter uma rotina de hábitos saudável e produtiva. Aproveite os momentos e o tempo para fazer pequenas mudanças de hábitos, como meditar ou fazer terapia, experimentar coisas novas, praticar a gratidão, expandir as ideias. Ou mesmo realizar atividades que nunca antes havia tempo para realizá-las, como arrumar a casa, ler junto com os filhos, assistir cursos online e tudo que possa auxiliá-lo a manter a saúde mental. Assim, toda a tensão que estamos vivendo passará de forma mais leve.
4) Troque pensamentos negativos por positivos: Você sabia que nosso cérebro produz cerca de 50 mil pensamentos por dia? E sabia que cerca de 80% desses pensamentos são negativos? Imagine em tempos de pandemia! O pessimismo bloqueia a possibilidade de novos cenários. Portanto, minha dica é que você exercite seu cérebro e troque pensamentos negativos e vitimistas, por esperança e positividade. Vibre positividade. Exerça compaixão pelos outros e gratidão por tudo que tem. Tudo vai ficar bem! Acredite!
5) Realize atividades prazerosas: Aproveite o tempo em casa – mesmo se você estiver trabalhando em home office – para fazer o que te proporciona prazer, como ler livros, assistir filmes, ouvir músicas e dançar (só tome cuidado na escolha; dê preferência para títulos e autores divertidos e que passem uma mensagem positiva), pratique exercícios físicos, converse com os amigos por meio de plataformas on-line, cuide das plantas, cozinhe, crie ou pratique algum hobby. A inatividade pode aumentar o desânimo, o desespero, os conflitos dentro de casa e outros estados emocionais negativos. Então, separe um tempo para você e mude o seu estado emocional.
6) Reflita: Aproveite esse momento sozinho para repensar, para descobrir o verdadeiro sentido da vida, exercitar o autoconhecimento, para questionar os seus padrões mentais e as suas verdades absolutas, os seus julgamentos rever os seus valores… Existe um lado bom para tudo isso que estamos passando, as crises podem gerar grandes aprendizados.
7) Desenvolva a resiliência: A resiliência é um conceito que vem da física e é a capacidade que um material tem de não se deformar, de absorver impacto, quando submetido à pressão ou desgaste e voltar ao seu estado natural. Aproveite a crise como forma de aprendizado, transforme-a em oportunidade, ou seja, encontre maneiras diferentes de fazer a mesma coisa, diversas alternativas para resolver um problema. Quem sabe é o momento de tirar os planos da gaveta e colocar em prática?
8) Desacelere e organize sua mente: Para lidar com o stress é importante criar alternativas para que os desafios possam ser enfrentados de forma mais tranquila. Dentre essas estratégias, além das já apresentadas, estão a respiração e o riso, que possibilitam mais equilíbrio. Além disso, existem várias técnicas e terapias que podem auxiliar e muito nesse momento, como a hipnose, o mindfulness, a psicologia positiva, o biofeedback,e técnicas de relaxamento profundo.
– Respire: Respirar adequadamente ajuda a acalmar a mente, oxigena de forma mais efetiva as células do corpo, proporciona relaxamento e equilíbrio das emoções, melhora a qualidade do sono, diminui sintomas de problemas do aparelho respiratória, abrindo caminhos mais saudáveis diante de situações de estresse e ansiedade. Então, vamos praticar mais a respiração consciente, e uma delas é a diafragmática, uma respiração abdominal. A técnica em si é simples de ser colocada em prática.
– Dê risadas: O riso proporciona diversos benefícios para a saúde física, mental, emocional, para a vida pessoal, social e profissional. Alivia o estresse e até aumenta a imunidade, sabia? Portanto, lembre-se de momentos felizes, visite aquela caixa de fotografias, faça um vídeo chamada com seus amigos mais divertidos, dê risadas todo os dias , sem motivo, por pelo menos três minutos.
Acompanhe os nossos conteúdos que vão lhe ajudar muito a adquirir conhecimentos e lidar com o stress e ansiedade do momento. Aproveite para inscrever-se no canal do Youtube/IsabelaCapelão (lá você encontrará várias técnicas) e cadastrar-se no blog Meus Miolos.
*Isabela Capelão é especialista em gestão do stress e qualidade de vida, uma estudiosa do comportamento humano e criadora do Programa anti-stress Levemente. Palestrante, Coach e Hipnoterapeuta. www.meusmiolos.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva de Isabela Capelão para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas