Imagem: Pexel.com
Entenda os conceitos de condicionamento físico e metabolismo
*Beethoven de Ávila
Epistemologia 1
Saudações leitoras e leitores. Neste documento vamos nos dedicar a explanar sobre alguns conceitos bem acadêmicos, mal utilizados e mal entendidos, que geram controvérsia e inspiram discussão, tornando necessário definição e limites. Mas principalmente por carecermos de dar consciência e realmente informar os termos que se tornam nossa orientação, faremos uso de uma linguagem mais abrangente e clara possível.
É evidente que não conseguiríamos tratar de todos os conceitos e termos em algumas linhas limitadas. Assim escolhemos alguns pontos de destaque em nossas citações nesta coluna, que se tornarão também links para vocês consultarem em outros autores e na bibliografia.
Sempre pensamos em melhorar “condicionamento físico” e este termo torna-se auto explicativo assim que prestamos atenção nas palavras. Condição ou capacidade física se fazem análogos dado que realmente tratam de forma objetiva as possibilidades de executar movimentos ou atividades pelo corpo humano. Daí passamos a nos referir as consequências ou resultados de se fazer atividades com o corpo a partir de um “metabolismo“, que pode ser definido como a maneira de funcionamento do nosso corpo.
Leia também:
Alterne intensidade e volume de treinos – Beethoven de Ávila
A interferência da regeneração ou descanso – Beethoven de Ávila
Treino regenerativo é bom e necessário – Beethoven de Ávila
Podemos gerar catabolismo e anabolismo, reciprocamente desgaste metabólico e incremento ou melhora metabólica. Todas atividades que fazemos geram em si um desgaste ou cansaço que poderá simplesmente nos cansar e exigir recuperação ou serem administrados e repetidos de forma a promover adaptações positivas e saudáveis do nosso organismo e do seu funcionamento, tornando-o capaz de suportar melhor esses desgastes até mesmo superar em muito os limites iniciais.
As alterações do metabolismo promovidas pelas atividades físicas (corporais) de toda forma causam mudanças da composição corporal que podem ser momentâneas, que são facilmente recuperadas ou repostas, ou serem profundas demandantes de descanso maior e de aumento da capacidade do corpo de suportar tal stress numa forma mais definida. Essas alterações corporais mais definidas e que podem se tornar definitivas são as que pretendemos que nossos corpos alcancem. Mudanças na bioquímica geral do nosso corpo e mais ainda mudanças grandiosas na morfologia e assim na estética, que devemos fazer com que sejam saudáveis e promotoras de bem estar.
As avaliações e exames médicos nos referenciam de como deve ser esta composição corporal e conteúdo bioquímico do nosso organismo a partir da média mais ocorrente na população saudável. Mas indicativos mais específicos devem ser utilizados quando se trata de parâmetros biológicos de indivíduos treinados ou `condicionados`. A composição corporal e bioquímica de um atleta é diferente dependendo da modalidade esportiva ou das necessidades que as atividades a que ele se expõe e suporta.
Para nós que pretendemos bem estar e saúde, precisamos individualizar e particularizar todos índices de composição corporal, de forma mais cuidadosa, tendo referências e indicação de profissionais de Educação Física que farão a ligação entre as necessidades das atividades vigorosas e evidentemente o que é medicamente saudável.
Mais parâmetros devem ser observados e se fazerem interferentes, de acordo com a vida e a potencialidade de cada indivíduo, principalmente levando em conta que a nossa vida fora da atuação esportiva é mais relevante e importante. Limites físicos e importantemente os de origem da ergonomia precisam ser respeitados para que o desgaste das atividades seja realmente recuperável e promotor dos nossos objetivos.
Faremos outras explicações com outros termos inerentes as nossas atividade em mais oportunidades no nosso caminhar, por hoje ficam essas orientações para provocar outras leituras e comentários que espero em nossos acessos. Bons treinos.
*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.
Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas