A criança e a atividade física
*Beethoven de Ávila
Saudações leitoras e leitores, os últimos comentários que recebemos nos dirigiu a este assunto feliz e realizador: Criança deve treinar? Brincar é atividade física para as crianças? Qual melhor esporte para as crianças? Como faço para trabalhar e fazer atividade com meu filho? Temos equipamentos específicos para atividades físicas de crianças?
Como são muitas perguntas vou comentar de forma direta. As crianças tem o direito natural de serem ativas e brincarem. As atitudes pessoais de cada uma vão levar ao quanto que elas(e) vão se empenhar ou desempenhar em qualquer atividade que ela escolham. Somente a prática de atividades corporais vão leva-las a ficarem realmente saudáveis e integradas socialmente.
Desde bebê as crianças devem ser estimuladas a serem ativas. Para isso o exemplo, a presença a companhia e tutela dos pais será o melhor suporte para elas(es) se realizarem e se exporem aos exercícios e pensamentos que as capacitarão a todas atividades que forem expostas e quiserem. Sim, depende de serem apresentadas a atividade corporal e física, em toda sua diversidade possível e principalmente em um tempo possível para elas se realizarem. Só assim elas gostarão (ou não) de se empenharem a aprender e fazer. Temos a responsabilidade de apresenta-las(os) à mobilidade e a sermos ativos, como uma característica humana e realizadora da convivência. Resumindo: brincando e sendo ativos juntos delas(es) é que seremos os promotores da saúde mais geral e principalmente da saúde corporal delas(es).
Precisamos lembrar que os pais podem apresentar dificuldades, mesmo falta de capacidade de estar presente ou ativo junto dos filhos(as) e nesta situação fica o papel do incentivo e conversa, pois é uma questão natural a mobilidade e atividade para as crianças. E mesmo pais ou crianças especiais podem e devem ser ativos dentro de padrões de segurança ou das suas capacidades. Lembrando aqui, que mesmo já acometido por doença degenerativa o Sr. Stephen Hawking participou diretamente das brincadeiras na educação das filhas. Precisamos também rever e estudar os locais e equipamentos que podem e devem ser utilizados a cada idade e desenvolvimento corporal, A noção e entendimento do uso de objetos específicos a cada idade e tamanho de corpo, (ergonomia) no sentido bem direto e bem abrangente.
A questão de qual atividade escolher ou influenciar é também difícil. Aquilo que já vivemos pode não ser aquilo que nossos filhos(as) gostam, vivem ou realmente podem viver. As brincadeiras e costumes de cada época são diferentes e as atividades que podemos oferecer são bem diversas e mesmo distintas das que historicamente vivemos. Precisamos nos adaptar ao ambiente e principalmente aos sonhos, vontades e gostos dos nossos filhos(as).
E as crianças crescem. E com isso fica impossível acompanha-las todo tempo ou mesmo ter o desempenho que possa ser suporte para as atividades que elas(es) passam a demandar. Daí em diante o suporte fica mais distante e indireto, com entendimento, escolha e obtenção dos recursos necessários ao desempenho ou realização das atividades. Saber do ambiente e convivência que as atividades proporcionam, bem como a escolha e mesmo acompanhamento de aulas, atividades ou jogos que você consegue eleger como saudável aos seus filhos (as). Não basta ser pai, TEM QUE PARTICIPAR.
*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.
Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br

Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas