Imagem: Templates photo created by freepik – www.freepik.com
Conheça as cinco doenças mais comuns no sexo feminino
Por questões hormonais e outras diferenças existentes no organismo da mulher, ir ao médico torna-se mais comum do que para ao homem, incluindo também a ida ao urologista. As doenças no sexo feminino são mais frequentes e variadas comparadas ao sexo masculino e por isso, a atenção redobrada é de extrema importância.
Uma doença quando diagnosticada rapidamente tem até 90% de chance de cura. Desse modo é importante que a mulher esteja em dia com sua saúde íntima evitando problemas no futuro.
Leia também:
Exames de rotina importantes, que toda mulher deve fazer
Quando a cirurgia de endometriose é indicada?
Os avanços e as principais novidades sobre o câncer de mama
Veja as cinco doenças mais comuns no sexo feminino:
1. Candidiase
É a doença ginecológica mais comum, que ocorre em 1 a cada 5 mulheres. Ela é causada por um fungo chamado Candida e seu aparecimento está associado à queda de imunidade, diabetes, alergias, ao uso de medicamentos, como antibióticos entre outros.
A doença provoca um corrimento forte esbranquiçado, coceira, mau cheiro, ardência na hora de urinar ou ter relações sexuais. A cura dessa doença está associada a medicamentos onde o parceiro deverá utilizá-lo, como cremes internos pré inscritos pelo ginecologista responsável.
2. Câncer de mama
O câncer é um tumor que pode ser diagnosticado como maligno ou benigno. Quando ocasiona um crescimento desordenado das células é considerado como maligno. Já os tipos benignos é simplesmente uma massa localizada nas células que se multiplicam vagarosamente. De acordo com o Inca, o câncer de mama é a segunda maior causa de morte no Brasil e corresponde a 49 mil novos casos todo o ano.
Quando é diagnosticado rapidamente tem até 80% de chances de cura, mas para isso é necessário a realização dos exames periódicos como também a realização de um autoexame.
3. HPV
O HPV é uma doença sexualmente transmissível e atinge cerca de 30 milhões de pessoas no mundo. É considerada a quarta doença que mais causa mortes entre as mulheres brasileiras. Ao ano são mais de 18 mil casos e 5 mil óbitos.
Atualmente existem mais de 100 tipos de HPV, podendo alguns ocasionar o câncer no colo do útero. No entanto, a infecção da doença é muito comum e nem sempre ocasiona o câncer. Os exames preventivos devem ser realizados em clínicas de ginecologia por meio dos exames do papanicolau e colposcopia.
4. Osteoporose
A doença está associada à carência de cálcio e minerais na massa óssea ocorrente durante a fase do envelhecimento. Atualmente a doença atinge 10 milhões de pessoas no Brasil, sendo de três em quatro pacientes do sexo feminino, ocasionadas principalmente nas mulheres que estão na fase pós-menopausa.
A enfermidade pode estar ligada a predisposição genética, sedentarismo, alimentação inadequada, fumo entre outros.
5. Endometriose
A endometriose é conhecida atualmente como a “doença da mulher moderna” uma vez que o comportamento do sexo feminino atual, influência na aparição e evolução da doença, como o alto nível de estresse, a geração de filhos com idade mais avançada etc. A doença é muito frequente e está relacionada a 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva e aproximadamente 35 a 50% nas inférteis. No Brasil, estima-se que há cerca de 6 a 7 milhões de mulheres sofrem com a endometriose.
A enfermidade é ocasionada quando o endométrio – mucosa que reveste a parede interna do útero – cresce em outra região do corpo. Causando dor intensa e aumento de fluxo menstrual e até dificuldade em engravidar.
As doenças do sexo feminino vão além das listadas acima. Diante disso, é importante que a mulher esteja sempre em dia com seus exames e visitas a um ginecologista, a fim de evitar o progresso de doenças que podem se tornar grandes problemas futuramente.
Este post é uma contribuição exclusiva da WSI Content Marketing para o Portal BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas