Selecionar atividades e desenvolver rotina fortalecedora sempre
*Beethoven de Ávila
Saudações leitoras e leitores
Algumas solicitações de comentários e dicas foram feitas nos nossos canais de comunicação e evidentemente o assunto abordado é uma preocupação de muitos. A perda de massa magra (sarcopenia) é recuperável? Como podemos atuar para não perder a massa magra?
Nossa saga aqui continua sendo influenciar e promover um melhor condicionamento físico e a melhor qualidade de vida para as pessoas, sendo que desde nossos primeiros comentários, levantamos e apontamos formas de “fortalecer” como medida essencial para essas melhoras, através não somente de atividades físicas e corporais, que somos especialista, mas de forma holística e indicando uma abrangência maior envolvendo outras especialidades.
Leia também:
Treinando resistência – Beethoven de Ávila
Fazer da sua atividade física o seu “Treinamento Mental” – Beethoven de Ávila
Atividades outdoor envolve emoções – Beethoven de Ávila
Tal medida demanda atitudes. Em se tratando de aumentar e não perder a massa magra, todo comportamento deve ser revisado e direcionado já que nosso modo de vida pouco ativo, a alimentação inadequada e importantemente a falta de descanso ou recuperação adequada vai desconstruindo nossa musculatura.
A busca pelo emagrecimento que é mais comum entre as pessoas induz a maioria dos praticantes a adotar atividades leves e de grande duração para promover o gasto calórico e na realidade estas atividades devem selecionadas, moduladas e direcionadas para momentos adequados, como descrito em textos anteriores. A reconstrução e fortalecimento do nosso corpo deve estar na nossa atitude, no nosso comportamento. Precisamos alterar principalmente a quantidade e a qualidade das atividades físicas que fazemos. Exercícios de força e dirigidos para a musculatura, devem ser o mais frequente possível para induzir o corpo a aumentar a massa magra. Promover bons intervalos entre os estímulos de forma a executar todas as séries e sessões com boa performance e execuções corretas. FORTALECER até mesmo para suportar atividades mais intensas e assim conseguir, depois de um bom condicionamento, gastar realmente um bom montante de “calorias” em cada sessão. E mais cuidado ainda devem ter as mulheres para modular as sessões sem cansaço excessivo, mas fortes o bastante.
Quanto a alimentação que é básico e passa a ser uma pré condição, também temos que selecionar e dirigir para a promoção do fortalecimento. É muito importante selecionar os alimentos que contribuam e sejam suporte da construção da nossa musculatura, bem como evitar a alimentação que possa interferir ou desprestigiar o nosso fortalecimento. É evidente que precisamos de um especialista nutricional para nos mostrar e direcionar esta dinâmica. Precisamos ser corretos, objetivos e não atender ao consumo ou modismos.
Ainda precisamos avaliar um item importante. Podemos dizer que o nosso corpo se constrói durante o sono e como queremos reconstruir ou aumentar esta massa magra (musculatura), precisamos mais ainda gerenciar nossos períodos de descanso e recuperação. Os estímulos de fortalecimento implementados durante nossas atividades musculares selecionadas, demandam um período correto de descanso e ainda de sono, para se tornarem efetivos a promover a construção ou reconstrução da musculatura. A correta absorção de nutrientes que traz a construção da musculatura só se faz com o descanso e sono adequados.
Muito tem se falado sobre a necessidade de não perdermos a nossa massa magra. Temos incentivado o fortalecimento como básico e primário para a melhora do condicionamento físico, em alguns textos e também outros meios, mas isso só é possível com atitudes dirigidas sob orientação de especialistas médicos, nutricionistas e um Professor de Educação Física. O cuidado com a individualidade e importantemente a adequação a rotina da vida de cada um levará a indicações bem diversas, não devemos indicar alimentação ou exercícios genéricos. Vamos cuidar para que nossas atitudes sejam adequadas e corretas para cada um de nós.
*Beethoven de Ávila é professor com licenciatura plena em Educação Física (UFMG 1987), especialista em Fisiologia do Exercício (1997) com atuação em esportes, escolas, musculação, spinning, ciclismo e personal trainer. Piloto competidor, treinador e assessor (consultor) em Mountain Bike.
Contatos: Whatsapp: (31) 99213-5989
e-mail: beefisics@ig.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva do Personal Trainer Beethoven de Ávila para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas