Imagem de luxstorm por Pixabay
A importância da independência financeira feminina
Muito se fala sobre a independência financeira feminina, mas você entende a real importância disso?
Se você busca essa independência e precisa de ajuda para alcançá-la, vamos te dar dicas importantes para o seu planejamento financeiro.
Então continue esta leitura para obter mais conhecimento sobre este assunto.
O que é independência financeira feminina?
Primeiramente, a independência financeira feminina ocorre quando a mulher consegue se sustentar sozinha sem depender do marido ou da presença de outra pessoa.
Essa sustentação não é apenas financeira, mas também emocional. Ou seja, não adianta a mulher ganhar um ótimo salário se ela acredita não ser apta para lidar com as economias da casa ou para organizar as finanças na crise.
Leia também:
- 5 dicas de como juntar dinheiro para casar
- Morar sozinha: como organizar as finanças
- Por que você deveria cuidar das suas finanças pessoais?
Por isso, também recomendamos que você busque educação financeira para saber investir o seu dinheiro e pagar as suas contas sem sufoco ou estresse. Assim, você se sentirá mais confiante para administrar as suas finanças, cuidando da casa e da vida pessoal sem a necessidade financeira da presença de um homem.
Qual é a sua importância no momento atual?
O feminismo cresceu e mudou muito, assim como o papel da mulher no mercado de trabalho. Mesmo assim, muitas mulheres ainda não querem ganhar menos do que os seus companheiros ou alegam que não se sentiriam bem namorando um homem com o salário inferior ao delas.
Isso está enraizado em nossa sociedade e faz com que mulheres aceitem ganhar um salário relativamente baixo.
Por isso, lutar contra esta realidade para alcançar a sua independência financeira é uma forma de inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo, impactando, também, as gerações futuras.
Como alcançar a independência financeira
Desta forma, existem várias estratégias que você pode seguir para alcançar a sua independência financeira, pouco a pouco.
Monte um planejamento eficiente
Assim, comece montando um planejamento financeiro eficiente. Isso engloba registrar e monitorar todos os seus gastos e receitas.
Você pode utilizar uma planilha de Excel ou até os aplicativos de celular que já fazem integração com o seu banco, auxiliando na elaboração de relatórios de desempenho.
Nesse contexto, sugerimos que você crie categorias de gastos, como “alimentação”, “lazer”, “aluguel”, “compras”. Assim, você consegue identificar qual percentual do seu salário vai para cada categoria e perceber em quais segmentos está gastando excessivamente e precisa economizar.
Tenha metas e objetivos
Diante disso, trace metas e objetivos. Ou seja, tenha um valor mensal em mente de custos e receitas e o acompanhe ao longo do mês para não ultrapassar este valor.
É importante que você elabore metas alcançáveis, para não se desmotivar com um número que jamais conseguirá alcançar.
Além disso, seja honesta consigo mesma e mude o seu planejamento financeiro se você perceber que não consegue cortar determinado tipo de custo. O mais importante é conseguir gastar menos do que ganha e conseguir pagar todas as suas contas sem dificuldades.
Negocie suas dívidas
Para ser independente, é muito importante que você negocie as suas dívidas. Enquanto você estiver devendo, continuará dependendo de outras pessoas e terá até mais dificuldade de confiar em si mesma.
Por isso, negocie as suas dívidas com a sua instituição financeira. Você pode tentar reduzir os valores ou aumentar o prazo de pagamento, por exemplo.
Se você tiver um histórico de bom pagador e um relacionamento longo com o banco, ainda pode usar esses argumentos a seu favor, aumentando o seu poder de barganha.
Caso a negociação não seja bem sucedida você ainda pode optar por um empréstimo online para quitá-la. Contudo, fique atenta a alguns detalhes, como taxa de juros e prazo de pagamento. Afinal, essa opção só é recomendada quando os juros do empréstimo são menores que o da dívida em questão.
Busque fontes de renda extra
Também leve em consideração a opção de buscar novas fontes de renda, principalmente se você tem dificuldade de cortar custos.
Assim, pense quais são as suas habilidades que você pode transformar em dinheiro. Atualmente, muitas pessoas fazem corridas em carros de aplicativo para conseguir uma renda extra.
Outras trabalham como freelancer escrevendo para redes sociais, fazendo designers ou outros trabalhos online.
Você também pode fazer trabalhos manuais, como artesanato e roupas para vender. Não há regra, basta usar a criatividade para encontrar uma opção que seja vantajosa para você.
Planejamento para ir mais longe
E o planejamento financeiro pessoal é o segredo para ir mais longe. Diante disso, não pense apenas no curto prazo. Invista o seu dinheiro e crie uma reserva de emergência para também conseguir organizar as suas finanças na crise.
Além disso, essa é uma forma de investir no seu futuro e até na sua aposentadoria, principalmente em um cenário incerto como estamos vivendo no Brasil com a pandemia.
Considerações finais
Este texto teve o objetivo de explicar sobre a importância da independência financeira feminina e ajudar você a alcançá-la com dicas práticas que podem ser implementadas no dia a dia.
Assim, lembre-se de confiar em você e montar um planejamento financeiro estruturado para conseguir seguir os seus objetivos e ser independente tanto financeira quanto emocionalmente.
Este post é uma contribuição exclusiva da Juros Baixos para o Portal BH Mulher