Administre seu tempo e seja mais produtivo
*Isabela Capelão
Vivemos em um mundo cada vez mais apressado em que o tempo se tornou algo precioso e muito desejado. Correria, compromissos apertados, reuniões, atividades rotineiras, contratempos e no final do dia, parece que 24 horas não foram o suficiente para realizar todas as tarefas que desejávamos.
Afinal, quem não gostaria que o dia tivesse mais que 24 horas para cumprir todas as suas tarefas? Ou ao menos, fazê-lo render ainda mais.
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Saiba como aproveitar melhor seu tempo
Não saber definir prioridades, aproveitar a parte mais produtiva do dia para atividades que não tem tanta importância, gastar a maior parte do dia com resolução de urgências, realizar uma microgestão e acúmulo de funções, utilizar de forma inapropriada os meios de comunicação e recursos tecnológicos estão entre as causas dessa falta de tempo.
É possível administrar o tempo e ser mais produtivo? Sim é totalmente factível! Primeiramente, organização é a palavra chave para te ajudar na gestão do tempo. Seguem algumas dicas:
1- Diminua as distrações do dia a dia:
O que mais desvia sua atenção? As redes sociais, os aplicativos de conversa?
Geralmente o que mais distrai as pessoas são essas ferramentas, uma dica é desabilitar as notificações dos aplicativos que você mais utiliza e reservar um tempo no seu dia para verificá-los, assim você terá mais foco no que é mais importante. Colocar o celular em modo silencioso ou avião em determinados períodos do dia também contribui muito a se manter focado ao que interessa.
2- Crie uma agenda:
Agenda é um ótimo recurso para a gestão do tempo. Ter uma agenda facilita a visualização dos seus compromissos diários, além de organizar suas demandas e o prazo que você tem para concluí-las. Outro ponto importante é sempre lembrar de revisar sua agenda durante o início e o final de cada dia e ficar atento à programação do dia seguinte. E o tempo destinado a cada tarefa deve ser viável.
3- Aprenda a priorizar suas tarefas:
Um dos maiores desafios para a maioria das pessoas é priorizar o trabalho que deve ser realizado em um determinado período.
Uma dica é fazer uma lista de todas as atividades que realiza. Dentre essas atividades, divida aquelas que são mais importantes e que tem maior impacto daquelas que são urgentes. Verifique as tarefas que podem ser delegadas e quais podem ser eliminadas.
4- Tenha foco:
Você é acostumado a fazer tudo de uma vez? Se sim, repense sobre essa atitude! Pesquisas apontam que as pessoas só conseguem fazer uma tarefa bem feita por vez.
Os resultados aparecem onde existe foco e concentração e por isso precisamos fortalecer nossa capacidade de organização e planejamento.
Analise quais são os ladrões do seu tempo e quais prioridades está deixando de lado e reorganize a sua agenda.
Seja a administradora do seu próprio tempo e conquiste os resultados que deseja!
*Isabela Capelão é especialista em gestão do stress e uma estudiosa do comportamento humano e criadora do Programa anti-stress levemente. Coach, terapeuta, palestrante e treinadora, utiliza jogos, dinâmicas e metodologias diversas com fundamentos da programação neurolinguística, coaching, psicologia positiva, hipnose, neurociência, terapia ericksoniana, mindfulness e outras para proporcionar desenvolvimento de habilidades e estratégias para a gestão do stress e melhoria da qualidade de vida e bem-estar do indivíduo, grupos, equipes ou organizações. www.meusmiolos.com.br
Este post é uma contribuição exclusiva de Isabela Capelão para o Guia BH Mulher
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