O poder dos móveis clássicos
Esse tipo mobiliário rompe com o padrão da decoração, surpreende e rouba a cena
Projeto da arquiteta Estela Netto, as poltronas clássicas na cabeceira da mesa quebram a contemporaneidade do projeto proporcionando mais requinte ao espaço. Foto: Jomar Bragança
Os móveis clássicos nunca saem de moda e ainda agregam charme e sofisticação aos espaços. É um estilo imponente, rico em detalhes, com estética apurada e única que traz aquela sensação de nobreza. Mas, para lançar mão desse estilo é preciso bom senso, conhecimento e cuidado.
“Os móveis clássicos são usados de maneira pontual, inseridos num contexto mais contemporâneo de projeto. Eles são peças curingas que vão entrar na decoração para romper com o esperado, com o ritmo contemporâneo do projeto. Destacam-se, criando um elemento que contrapõe com o padrão do restante”, explica a arquiteta Estela Netto.
Leia também:
Decoração que misture o rústico e o moderno
Tapete na sala de jantar?
Sala de jantar com bancos de madeira
A designer de interiores Rosane Guedes completa e reforça: “Atualmente é uma tendência na decoração o clássico e contemporâneo mesclados. Essa mistura em um mesmo ambiente cria uma atmosfera totalmente diferenciada. Os móveis clássicos podem ser usados, principalmente, em ambientes com áreas menos generosas”.
Estela criou um projeto que surpreendeu por ter móveis clássicos como protagonistas. “Na sala de jantar da residência, usamos poltronas clássicas na cabeceira da mesa. Isso quebra as linhas contemporâneas da mesa, cadeiras e aparador, trazendo estilo, atemporalidade e fazem toda a diferença. Além do design, associamos a uma estampa que contribui para o visual esperado”, detalha a arquiteta.
Rosane também lançou mão de móveis clássicos para fazer a diferença em um apartamento. “A proprietária queria manter as cadeiras com encosto medalhão de design delicado. Propus um revestimento mais liso em seda para o assento e encosto estofado, o que compôs perfeitamente com a mesa com tampo de vidro e luminária moderna. O conjunto proporciona todo o conforto necessário para desfrutar plenamente dos prazeres de uma refeição”, comemora a designer.
Projeto da designer Rosane Guedes, as cadeiras medalhões (de acervo da cliente) foram mantidas no novo projeto recebendo apenas um novo revestimento. As cadeiras clássicas deram ainda mais elegância à composição. Foto: Rafael Carrieri
De maneira geral, dá pra usar móveis clássicos e mesclá-los à decoração em todos os ambientes. Basta ter o cuidado para que o layout não fique sobrecarregado. A ajuda de um profissional da área é essencial para conseguir um efeito mais original e interessante.
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas