Você sabia? Gelatina pode fazer mal à saúde
Descubra o que é mito e verdade sobre esse alimento e como fazer uma gelatina de coco sem corantes e açúcares
Gelatina faz bem à saúde e ajuda a dar mais firmeza e elasticidade à pele. Você já deve ter ouvido essa afirmação. Mas, na verdade, gelatina pode fazer mal à saúde. Carolina Favaron, nutricionista da Natue, principal e-commerce de produtos saudáveis do País, explica alguns mitos e dá dicas para substituir a gelatina industrializada no cardápio do dia a dia.
Leia também:
Receita bolo de banana com chocolate sem açúcar e sem adoçantes
Receita de aperitivo saudável com iogurte e berinjela
Receita de bolos sem glúten e sem lactose
Mitos
· É uma boa alternativa para o lanche, no lugar de algo mais calórico: A gelatina possui baixo valor calórico, mas não é uma alternativa saudável de lanche, pois as opções vendidas no supermercado não oferecem benefícios ao organismo e não possuem vitaminas e minerais;
· É natural e tem pouco açúcar: A gelatina tem baixo valor nutritivo e grande quantidade de açúcar e corantes. A alta ingestão de alimentos industrializados e com excesso de açúcar é um dos principais fatores para a obesidade, doença crônica que pode causar outros problemas, como diabete e hipertensão arterial. Já os corantes podem provocar distúrbios de comportamento em crianças suscetíveis;
· Ajuda na produção de colágeno: Na verdade, seu consumo pouco interfere na produção de colágeno no organismo, já que a quantidade de colágeno contida em uma porção de gelatina é insignificante;
· Gelatina diet ou light é melhor porque não engorda: Mesmo que não tenha açúcar na composição, já é comprovado por pesquisas que os adoçantes artificiais também trazem grandes prejuízos para a saúde e podem induzir à obesidade e ao processo inflamatório, devendo ser consumido apenas por pessoas que realmente tenham restrição ao consumo do açúcar;
· Gelatina emagrece: Gelatina não emagrece. O consumo isolado da gelatina não faz emagrecer, pois ela não contém nenhuma substância responsável pela perda de peso. O que pode ser atribuído ao emagrecimento com relação à gelatina é a saciedade que o seu consumo proporciona.
Dicas
· Opte pelo colágeno hidrolisado: Se você quer estimular a produção de colágeno no organismo, opte por suplementos à base de colágeno hidrolisado; que pode ser encontrado em pó e até mesmo em balas.
· Ágar-ágar é opção de gelatina saudável: Produzido com uma substância extraída de algas marinhas, especificamente das algas vermelhas, o ágar-ágar é uma excelente opção para quem não abre mão da gelatina, mas quer manter uma alimentação saudável e equilibrada. A versão é incolor é livre de corante e açúcar e pode ser misturada a sucos naturais de frutas.
O ágar-ágar é composto predominantemente por fibras, por isso pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade, mais do que a gelatina convencional. Também é ideal para veganos, já que não é de origem animal. Possui rápido preparo e é versátil, podendo ser combinado com qualquer fruta. Caso deseje adoçar, opte por adoçantes naturais, como a stevia, ou até açúcares mais saudáveis, como o açúcar de coco;
· Consuma com moderação: Não precisa ser radical e cortar a gelatina do cardápio, mas consuma com moderação, intercalando com alimentos mais saudáveis ricos em vitaminas e nutrientes, que façam bem ao organismo.
Receita saudável – Gelatina de água de coco
Ingredientes:
- 2 folhas de gelatina incolor sem sabor
- 1 xícara (chá) de água
- 1 litro de água de coco natural
- ½ coco (“carne”) fresco ou seco cortado em cubinhos pequenos
Modo de preparo:
Corte as folhas da gelatina e coloque em um recipiente com água para hidratar, deixando cerca de quatro minutos. Retire o excesso de água da gelatina já hidratada, coloque em um recipiente e leve ao micro-ondas por 30 segundos, assim a gelatina ficará derretida e líquida. Coloque a água de coco no liquidificador, acrescente a gelatina derretida e bata por alguns segundos. Coloque em forminhas e adicione o coco em cubinhos. Agora é só gelar até ficar firme.
Depois de gelada, você terá uma gelatina natural, sem conservantes, corantes, açúcares, adoçantes. Lembrando que a água de coco é um isotônico natural (atua como um soro natural) que ajuda a hidratar e é ótima para os dias de calor.
Calorias: 70 kcal/porção
Fibras: 0,8g de fibra / porção
Zero colesterol
Este post é uma contribuição da assessoria da Natue para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas