Fuga perfeita do calor
As varandas pequenas, quando bem decoradas e projetadas, podem se transformar em um ambiente confortável e agradável para fugir do calor, curtir o vento e a paisagem local
Projeto da arquiteta Marina Dubal. A varanda do quarto, mesmo pequena, foi mantida sendo um local de relaxamento e descontração dos proprietários. Foto: Henrique Queiroga
Nesse calorão, poucas coisas são tão prazerosas quanto sentar-se na varanda para pegar um sol, sentir a brisa e ler um livro ou bater um bom papo. No verão, esse cantinho da casa costuma ser mais utilizado por todos. Por isso, profissionais de arquitetura e decoração dão dicas para melhor aproveitar as varandas pequenas, deixando-as mais bonitas e funcionais.
Leia também:
Fim de ano na varanda gourmet
Arquiteta fala sobre erros comuns na decoração de apartamentos pequenos
Tablado: setorizando os ambientes com mais requinte
“As varandinhas são muito apreciadas principalmente por moradores de apartamentos. Ter um local para pegar sol da manhã e curtir o frescor da noite também é algo muito valorizado pelas pessoas e é por isso que as varandas, mesmo quando pequenas, estão sendo mantidas nos projetos de interiores”, explicam os profissionais do escritório Situar Projetos, a designer de interiores Rosângela Brandão Mesquita e os arquitetos Eduardo Henrique e Júnia Bernanos.
A arquiteta Marina Dubal, do escritório Dubal Arquitetura e Interiores, conta que a varanda agrega charme ao imóvel e que é um espaço que possui várias possibilidades de uso: “Mesmo pequena, a varanda pode servir como ambiente para relaxamento em uma rede, ou um espaço para beber um vinho com os amigos desfrutando de uma vista agradável”.
Para aproveitar melhor esse cantinho, a dica dos profissionais da Situar Projetos é a setorização. “Ter uma área de trabalho – com forno, pia, etc. – em um extremo do ambiente e no outro extremo uma área de relaxamento com uma poltrona confortável são boas opções para utilizar esse espaço. Outra dica é colocar uma mesa de conversação no centro da varandinha”, ensina Eduardo.
Para Marina, o ideal é sempre estudar o layout da varanda antes de iniciar o projeto. “Estudar as áreas de circulação e os cantos onde se pode prever móveis fixos deve ser o ponto de partida. Posteriormente, a escolha do mobiliário e acabamentos que resistam a intempéries, caso a varanda seja aberta. Como decoração, plantas e almofadas coloridas são sempre uma boa pedida para um ambiente aconchegante e charmoso”, destaca.
Para ter mais conforto nesse tipo de ambiente, deve-se ficar atento aos revestimentos. “O ideal é usar revestimentos adequados (como a madeira) que proporcionam sensação de conforto e acolhimento, além de mesclar com persianas e tecidos dos assentos que sejam agradáveis ao toque. Como o espaço é pequeno, é essencial evitar o excesso de objetos”, encerram os profissionais da Situar Projetos.
Para aproveitar bem o espaço da varanda pequena, os profissionais da Situar Projetos indicam setorizar bem o espaço. Foto: Henrique Queiroga
Evitar excesso de objetos e investir em madeira para trazer acolhimento ao espaço são dicas da Situar Projetos para decorar a varanda pequena. Foto: Henrique Queiroga
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES em Belo Horizonte