5 dicas para criar um quarto de criança confortável
Criar um quarto de criança pode ser uma aventura, principalmente para quem nunca passou por isso. Então veja essas 5 dicas fundamentais para criar um quarto de criança confortável que a arquiteta Leila Dionizios separou para ajudar:
1. Cama e colchão: a cama e o colchão são fundamentais em qualquer quarto e, em se tratando de um quarto de criança, são ainda mais importantes, pois a qualidade do sono influencia no crescimento dos pequenos. Portanto, atenção especial a estes itens, pois eles tendem a acompanhar a criança por muito tempo.
Leia também:
Quartos Montessorianos são tendência na decoração infantil
Transforme o quarto de criança para adolescente sem gastar muito
Diga não aos brinquedos espalhados pela casa
Se você busca economia, escolha um móvel de cor e design neutros, o que torna mais fácil combiná-lo com as diferentes fases da criança. O colchão deve ser certificado e antialérgico para saúde ficar sempre em dia, com densidade adequada para o tamanho e peso da criança.
2. Móveis: ao escolher o armário para o quarto da criança, já é possível comprar um grande para não precisar trocá-lo tão cedo, eliminando a necessidade de cômodas. Escolher um de cor neutra e que combine com a cama é uma boa ideia. Deixe as cores para os detalhes decorativos.
Outro móvel interessante para um quarto infantil é uma escrivaninha, criando um espacinho para estudos, para a criança se sentir estimulada desde cedo. Se ainda houver espaço no quarto, também vale a pena ter uma mesinha de cabeceira e até um baú para guardar os brinquedos. Não encha o quarto de móveis: tenha o que será utilizado de verdade, preservando mais espaço para a criança brincar.
3. Decoração: as decorações temáticas são muito charmosas, mas podem sair de moda muito rápido. Decorações com temas de personagens de desenhos ou filmes podem chamar a atenção da criança em um primeiro momento, mas depois de algum tempo elas se tornam muito cansativas.
Se a criança gosta de um personagem, tenha itens decorativos dele, que são facilmente substituíveis. Quem deseja muito criar um quarto temático pode escolher um tema “genérico”, como bailarina, jardim, barcos ou futebol.
4. Inspire-se em outros projetos: pesquise alguns projetos de decoração de quartos infantis na internet e em revistas. Também converse com seu filho ou filha sobre suas preferências.
Muitas crianças desenvolvem preferências bastante cedo e gostam de opinar e escolher sobre a reforma do quarto. Aproveite bem as dicas e tente encaixá-las no projeto, pois, no final, o quarto é da criança.
5. Contrate um profissional: ter ajuda profissional para fazer um projeto de decoração torna todo o processo mais fácil.
Um arquiteto saberá exatamente como colocar todas as necessidades e ideias no papel, adicionando a isso uma decoração bonita e que poderá acompanhar a criança por vários anos.
Este post é uma contribuição da assessoria da Leila Dionizios Arquitetura para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.