O mesmo projeto, mas de cara nova
Após alguns anos de casa, clientes buscam os mesmos profissionais que fizeram os projetos de decoração dos ambientes para readaptarem o layout e modernizarem o espaço, dando uma cara nova ao lar.
A casa é um elemento vivo, que está sempre em transformação. Esse pensamento é o ponto de partida para clientes que buscam sempre inovar e modernizar seus lares. Com o intuito de manter o espaço sempre de cara nova e atento às tendências atuais, profissionais do décor são procurados para remodelarem projetos, feitos anteriormente por eles, mas que já estão com alguns anos de vida.
A designer de interiores Iara Santos, por exemplo, foi procurada recentemente por antigos clientes que necessitavam dar uma repaginada em seu apartamento localizado em Nova Lima, cujo primeiro projeto havia sido feito por ela mesma, há quatro anos.
“O ponto de partida para a modernização do apartamento foi a solicitação dos clientes para a retirada da sauna que havia na varanda. A sauna era inutilizada, nunca fui usada. Então, quebramos a parede da mesma e aumentamos a sala de jantar”, explica Iara Santos.
A sauna já estava na planta do apartamento quando foi entregue aos clientes, que acreditavam que iriam usá-la. Porém, com o passar do tempo e a constatação de que ela não teria funcionalidade, tomaram a decisão de retirá-la do projeto. Com a parceria de uma engenheira, a designer de interiores quebrou toda a sauna, eliminando-a do apartamento e abrindo espaço para aumentar a sala de jantar, dando mais conforto para os moradores.
Além desta alteração estrutural, Iara trocou todos os revestimentos do apartamento a fim de modernizá-lo e deixá-lo com um aspecto mais atual. Um exemplo disso foi a pastilha vermelha do espaço gourmet que foi substituída por pastilhas de mármore crema marfil. Outros pontos trabalhados no projeto foram a adega que se tornou um elemento de destaque no layout, o balcão da varanda que foi substituído por uma ilha, a mudança na iluminação e a inserção de uma grande mesa na varanda.
“A varanda geralmente não tem aquele tipo de mesa, pois é uma mesa de jantar, porém eles a quiseram, pois gostam de tomar o café da manhã ali todos os dias. Então, aquela mesa com as cadeiras era um conforto que eles necessitavam”, conta.
No quarto da filha do casal, Iara Santos fez algumas modificações que modernizaram o ambiente, como a troca do papel de parede por plotagem e algumas inserções de cores. Afinal, no primeiro projeto a garota era uma criança e, agora, já é uma moça.
De acordo com Iara, o tempo médio para realizar uma revitalização de um apartamento é de dez anos. Neste caso, a reforma se deu em apenas quatro anos por ser uma situação especial. “Quatro anos é pouco tempo. Mas a sauna os incomodava muito. Pode-se notar que, no geral, a essência do primeiro projeto é a mesma. O mobiliário praticamente continuou, fiz mudanças pequenas e modernizei no espaço”, encerra a designer.
Com a retirada da sauna, Iara Santos ampliou a sala de jantar e inseriu uma mesa grande na varanda, onde os clientes gostam de tomar o café da manhã todos os dias. Fotos: Daniel Mansur
No quarto da filha, Iara Santos modernizou o ambiente colocando plotagem no lugar do papel de parede e mudou as cores do espaço. Fotos: Daniel Mansur
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES em Belo Horizonte