Meu cachorro atleta
Veja dicas do veterinário para praticar atividades físicas com o amigo pet
Aproveitando clima de Olimpíadas e pensando sempre em passar mais tempo com os animais de estimação e proporcionar qualidade de vida, a Petlove, maior loja virtual de produtos pet do País, levanta a seguinte questão: fazer uma atividade física com seus animais é fundamental para a saúde de todos.
Leia também:
Entenda a personalidade forte dos pets
Dicas de como cuidar de animais idosos
Como tratar alergias em animais
Confira as recomendações do médico veterinário e fundador da Petlove, Márcio Waldman, que devem ser seguidas antes de iniciar qualquer exercício com os pets.
Toda atividade ao ar livre com seu pet é indicada, desde um simples passeio até brincadeiras mais agitadas com brinquedos. Sair do ambiente do dia a dia e socializar seu pet com outros bichinhos é importante para a saúde geral do animal. Além disso, o dono acaba ganhando por se exercitar também.
Mas, para as pessoas que identificaram um potencial extra no bichinho, independente de sua raça, a dica é envolvê-los em provas de habilidade e agilidade, como as competições de agility. “Não existe uma regra. Tudo depende de como o pet é estimulado. Raças como a Border Collie já são famosas pela inteligência na identificação dos comandos e por participarem com louvor em provas de agility. Contudo, já vi cachorros de outras raças, como Pinscher, e gatos também, participarem de esportes e terem ótimos resultados”, explica o médico veterinário.
Segundo Waldman, antes de iniciar qualquer atividade é imprescindível consultar um veterinário, que certamente fará exames e traçará diagnósticos para identificar se o animal possui alguma restrição à atividade.
Durante os exercícios é importante ficar atento ao corpo do bichinho. Se ele mancar e apresentar sinais de cansaço é bom respeitar os limites dele.
A hidratação também é fundamental, dê bastante água, mesmo no inverno, e siga corretamente a alimentação que o veterinário sugerir, pois ela vai repor as energias perdidas durante os treinos. “Em casos de gastos aumentados, como em competições, geralmente a indicação é de rações com mais calorias e proteínas”, afirma Waldman.
Muitos também adoram colocar seus cachorros para brincar com a bola, inclusive jogar vôlei. Já para as raças que amam água uma opção é nadar em piscinas. “Cuidado com o ambiente. Se tiver areia, por exemplo, pode gerar até uma alergia na pele do cachorro. Fique atento também ao tamanho da piscina e com a chance de criar trauma no cachorro por força-lo a entrar na água. A melhor opção é pedir ajuda de um especialista em adestramento. Além disso, tenha atenção redobrada com os ouvidos e seque bem os pelos depois da folia na água. Tudo para evitar doenças”, finaliza o médico veterinário.
Este post é uma contribuição da assessoria da Petlove para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.