Dicas para começar uma atividade física de forma saudável
Com o crescimento de blogs e perfis em redes sociais voltados para dietas e dicas de exercícios, surge uma tendência preocupante: pessoas que criam suas próprias rotinas sem o auxílio de profissionais e colocam a saúde em risco. Os danos da prática de atividades físicas de forma irregular podem ser irreversíveis. O acompanhamento especializado é primordial para sair do sedentarismo.
Para dar o pontapé inicial em uma atividade física é preciso estabelecer objetivos como emagrecimento, hipertrofia, melhora do condicionamento, etc. Com os exames médicos em mãos, o profissional de Educação Física, trilhará a melhor forma de alcançar os resultados desejados, respeitando, inclusive, o ritmo do aluno. Segundo o professor da Bodytech Savassi, Renato Barbosa, a prática também deve ser prazerosa. “Se a pessoa gosta do que faz, terá mais chances de praticá-la regularmente”.
Leia também:
Dicas para não sabotar seu treino
Malhar na TPM pode ajudar a combater os sintomas
Saiba quais exames não podem faltar antes de começar a correr
O colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) preconiza pelo menos 30 minutos de atividades cardiovasculares (como caminhada, corrida, bicicleta, natação, etc. ), cinco vezes por semana. Exercícios com resistência (musculação) devem ser praticados de duas a quatro vezes por semana para praticantes iniciantes. A evolução progressiva da quantidade e da magnitude do treinamento são cruciais para o indivíduo conseguir atingir a meta e não se lesionar.
Renato alerta que somos seres biopsicosociais, ou seja, necessitamos de exercícios específicos para cada um respeitando a nossa individualidade biológica. “Exageros nos treinamentos são comuns, aumentando a probabilidade de ocorrer overtraining (excesso de treino). Os erros mais comuns são a realização de exercícios contra indicados, má postura para fazer o exercício, respiração inadequada, e velocidade de execução”, diz.
Este post é uma contribuição da assessoria da Bodytech para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas