Yoga: muito mais que um relaxamento
Antes procurado apenas por praticantes de meditação e espiritualidade, o Yoga é hoje uma modalidade que vai muito além do relaxamento. Com o passar dos anos, a atividade se tornou uma das mais requisitadas por quem busca aprimorar o equilíbrio, ter mais flexibilidade e força, além de melhorar a qualidade de vida, já que ajuda na respiração e na postura.
A prática também favorece as pessoas a conhecerem melhor o próprio corpo e descobrir músculos e estruturas que muitas vezes não eram percebidos. Além disso, é possível usar melhor os limites corporais, se tornar mais eficiente em outros exercícios e diminuir o risco de lesões. O Yoga ainda diminui gradualmente as dores mais comuns, uma vez que os exercícios são ideais para corrigir a postura. Promover uma respiração mais completa – que ajuda a relaxar e controlar o sistema nervoso – é outro grande benefício. “Os benefícios são tantos que às vezes fica difícil enumerá-los. O Yoga promove autoconhecimento e, com isso, desperta no indivíduo a necessidade de buscar maior qualidade de vida e adquirir hábitos mais saudáveis”, diz o professor de Yoga da Bodytech Savassi, Alexandre Abreu.
Leia também:
O Yoga e a terceira idade
Posso treinar duas vezes no dia?
Gyrotonic: método para se exercitar e ir além
Para quem busca equilíbrio mental, este tipo de atividade reduz os níveis de stress e ansiedade e promove concentração, relaxamento e uma sensação intensa de bem-estar. A união entre corpo e mente fica potencializada originando sensações de serenidade, conforto, autoconfiança e uma maior percepção de si e dos outros.
As grávidas também podem fazer Yoga. A prática favorece a oxigenação da mãe e do bebê; melhora a circulação sanguínea minimizando os inchaços e varizes, e fortalece os músculos mais importantes para o momento do parto. Sem falar que ajuda a prevenir as dores nas costas, já que corrige a postura. Para as crianças, os benefícios também são muitos. Promove o relaxamento, a concentração, estimula a criatividade, a autoestima e o bem-estar. Melhora ainda a coordenação motora e fortalece o sistema imunitário.
Encontre seu tipo
Para quem não sabe, existem várias correntes de Yoga e certamente um deles tem a ver com seu estilo. É importante saber que a maior parte das variações ensinadas são ramificações do Hatha Yoga, que é o estilo mais popular no Ocidente. Com o foco na saúde do corpo, se caracteriza por movimentos mais longos e suaves aliados ao controle da respiração. Melhora o condicionamento físico, força e flexibilidade, além da concentração.
O Swasthya já tem uma característica muito mais física do que o Hatha. A aula exige mais resistência e flexibilidade do praticante. Portanto, prepare-se para suar muito. O Iyengar é uma modalidade indicada pra quem encontra dificuldades na execução de alguns exercícios, já que conta com uso de materiais que auxiliam na execução e ajudam a transpor alguns obstáculos. O Vinyasa se limita ao aprimoramento da respiração e da postura. A sincronia desses dois campos surtem efeitos físicos, mentais e espirituais.
Não é exercício só de mulher
O Yoga não é uma prática tão feminina quanto você pensa. Um dos maiores equívocos que os homens têm é a percepção de ser uma prática chata, de baixo consumo de energia, que coloca as pessoas para dormir. Ainda assim, os homens são minoria. “O público masculino é pouco visto nas aulas pelo simples fato de acharem que é exercício para mulher, sem ao menos sequer ter tido algum contato. Os benefícios são inúmeros e os efeitos sobre o corpo potencializados a cada prática”, explica Alexandre Abreu.
Ao ar livre
Para quem gosta de relaxar nos parques, em contato com a natureza, a Bodytech Savassi desenvolveu o “Yoga na Praça”. O projeto é gratuito, aberto à comunidade e não tem restrição de idade. Para participar, basta ir ao local escolhido levando um tapete, colchonete ou toalha. Segundo Bia Bicalho, organizadora do “Yoga na Praça” e coordenadora de aulas coletivas, a intenção é levar a proposta da atividade a todos que frequentam as praças da cidade. “As pessoas estão com um nível de stress muito alto e precisam descansar a mente. Com uma equipe conceituada e em um lugar aberto, arborizado, trasmitimos este momento de descanso, de mente sã”.
Este post é uma contribuição da assessoria da Bodytech para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar em Belo Horizonte e cidades vizinhas