Garantindo a privacidade
Revestimentos podem melhorar a acústica do lavabo e deixar as visitas mais à vontade, abafando os ruídos produzidos durante o uso daquele ambiente
Lavabo projetado pela designer Iara Santos possui porta de dobradiça que veda melhor o som. Foto: Daniel Mansur
O lavabo tornou-se ambiente comum nas residências atuais. Item dedicado aos convidados, ele traz praticidade e ainda denota cuidado dos anfitriões com os visitantes. O único problema é que, como o lavabo é uma extensão dos ambientes sociais, é muito comum vê-lo perto da sala e essa proximidade pode expor os momentos de privacidade das pessoas. Profissionais da arquitetura e decoração explicam como impedir que sons produzidos nesse espaço sejam propagados para outros ambientes da casa.
“Deve-se apostar em revestimentos como a madeira e papel de parede. Já as portas pivotantes e de painel, por terem frestas, ajudam a propagar o som e, portanto, devem ser evitadas. Prefira as portas de dobradiça comum. Essas têm vedações melhores e são ótimas opções para esse tipo de ambiente”, aconselha a designer de interiores Iara Santos.
No caso do papel de parede e da madeira há algumas especificidades que garantem que menos ruídos sendo propagados do lavabo. “O melhor é usar o papel de parede em toda a extensão do espaço. Já a madeira, pode ser usada inclusive na parede externa do espaço, isso ajudará ainda mais na acústica do lavabo”, conta Iara.
Para preservar as propriedades acústicas dos revestimentos, é importante dar atenção especial à manutenção. “Deve-se seguir a orientação para limpeza de cada fabricante no caso de revestimentos com texturas e ressaltos. Para papéis e panos de parede, não se deve usar nenhum produto de limpeza, apenas aspirador e pano úmido. No caso da madeira, um pano levemente umedecido é o bastante para retirar a poeira”, destaca a arquiteta Isabela Canaan.
Para adequar os revestimentos do lavabo ao restante do décor basta seguir algumas dicas. “Os revestimentos de todos os ambientes de uma casa devem ser escolhidos de forma a conferirem uma unidade ao conjunto da obra ou causar impacto, caso seja esta a intenção. Para ter harmonia siga no lavabo a mesma linha do restante do imóvel”, encerra Isabela.
O papel de parede não só exerce a função estética no lavabo, mas também ajuda na acústica do ambiente principalmente quando reveste todas as paredes do local como neste projeto da designer Iara Santos. Foto: Osvaldo Castro
Madeira, papel de parede e tapete. Esses foram os recursos utilizados pela arquiteta Isabela Canaan para vedar o som nesse lavabo. Foto: Jomar Bragança
Este post é uma contribuição da Mão Dupla Comunicação para o Guia BH Mulher
Nota: Ao reproduzir nosso conteúdo, favor informar os créditos e manter os links. Caso algum artigo ou imagem postado aqui em nosso site, que seja de sua autoria e o crédito não esteja determinado, favor entrar em contato pelo acesso no rodapé do site ou no menu acima.
Veja onde encontrar ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES em Belo Horizonte