por Chef Henrique Burd
Imagine uma horta debaixo da terra, e que produza verduras e legumes sustentáveis e de excelente qualidade. Impossível? Difícil?
Pois isto já é realidade. Não aqui, em nossa abundante terra, onde em se plantando tudo dá, mas nas terras da Rainha, a Inglaterra.
Em Londres, por exemplo, há uma verdadeira cidade debaixo da terra, com galerias onde se faz até um “tour” pela capital inglesa. São os bunkers (abrigos anti-bombas) desativados desde o final da Segunda Guerra Mundial.
Desde 2012, uma empresa londrina está plantando uma incrível variedade de verduras, legumes e ervas, sendo que desde março de 2014 a empresa já produz em larga escala.
Variedades como a minirrúcula, ciboulette, amaranto vermelho, manjericão, brócolis e coentro, além de alguns minilegumes e flores comestíveis, são vendidos para restaurantes de renome da capital londrina.
As previsões são de que no final deste ano, os produtos também estarão disponíveis para o consumidor final a preços bastante acessíveis.
Alguns fatores interessantes a serem considerados são a temperatura constante (entre 16 e 20 ºC) nas épocas mais frias e a não exposição às variações climáticas durante o ano.
As plantas são cultivadas pelo processo de hidroponia, que consome 70% menos água se comparado aos métodos tradicionais. Durante 18 das 24 horas do dia, são utilizadas lâmpadas de LED e filtros especiais, que mantêm a área livre de pragas e elimina a necessidade do uso de agrotóxicos
Seria o máximo contarmos com produtos livres de agrotóxicos, sustentáveis e saborosos em nossas mesas a um preço acessível e com qualidade superior. Quem sabe não podemos começar a pensar em algo semelhante em nosso país?
Que fique a idéia..
Um abraço..
Fonte – Zero Carbon Food
Inspirado neste artigo “sustentável”, que tal uma saladinha verde básica, boa para todos os dias?
SALADA DE FOLHAS VERDES
Ingredientes
folhas de alface-lisa a gosto
folhas de alface-crespa a gosto
folhas de rúcula a gosto
1 colher (sopa) de vinagre
Modo de Preparo
Os verdes dessa receita servem de base para criar uma boa combinação de salada, mas vale escarola, acelga, alface roxa, endívia… O segredo para uma boa salada é: usar ingredientes frescos e folhas bem sequinhas.
Lave as folhas, uma a uma, em água corrente. Leve para uma tigela grande, com água e o vinagre. Deixe de molho por 10 minutos.
Retire as folhas, em vez de escorrer a água: desse modo, as sujeirinhas ficam no fundo da tigela.
Coloque as folhas numa centrífuga manual de saladas e seque bem. Salada molhada é salada sem sabor.
Na hora de servir, arrume as folhas numa saladeira ou travessa e mantenha em local fresco.
Importante, para as folhas não murcharem, acrescente o molho desejado somente na hora de levá-las à mesa.
MOLHO PARA SALADAS
Ingredientes
1 colher (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
Em um vidro, coloque o dente de alho descascado. Aproveite para reutilizar um recipiente que tenha em casa, desde que tenha tampa.
Acrescente sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Tampe o vidro e agite antes de usar. Sirva com salada ou reserve na geladeira. Dura até 1 semana.
Variações
Para variar os sabores, mantenha sempre a seguinte proporção:
– 1 parte de ácido (vinho branco, tinto, balsâmico, suco de laranja)
– 3 partes de gordura (óleo, azeite)
– sal e pimenta-do-reino a gosto
Não tem erro!!
SOBRE O AUTOR
Henrique Burd – Chef de cozinha do Ateliê da Cozinha, especializado em cozinha internacional, consultor e adora criar pratos diferentes.